Projeto Xingu Ambiente Sustentável

O projeto tem por objetivo fortalecer os processos locais de articulação e desenvolvimento institucional visando a governança socioambiental e a sustentabilidade no uso dos recursos naturais no município.

Apresentação     

O projeto Xingu Ambiente Sustentável (XAS) é desenvolvido em São Félix do Xingu, no Pará, desde 2009. No município, as atividades são realizadas em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (Adafax). O trabalho do IEB em parceria com outras instituições busca ajudar a reduzir os índices de desmatamento no município.  Por isso as ações do projeto objetivam fortalecer os processos de articulação e desenvolvimento institucional, visando à governança socioambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

O projeto realiza e apoia estudos técnicos, oficinas, seminários, intercâmbios e reuniões envolvendo setores da agricultura familiar, do governo e de organizações da sociedade civil. Entre as formas de atuação de maior destaque está o envolvimento na Comissão Municipal para o fim do desmatamento ilegal e os trabalhos de capacitação dos membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu.

Objetivos

Fortalecer os processos locais de articulação e desenvolvimento institucional visando a governança socioambiental e a sustentabilidade no uso dos recursos naturais no município de São Félix do Xingu.

Área de atuação                

Nos últimos anos São Félix do Xingu, região sul do Estado do Pará, lidera a lista dos municípios que tiveram as maiores áreas de desmatamento na Amazônia brasileira. Por esta razão vários programas governamentais atuam no município com o objetivo de reverter o cenário de degradação ambiental e implantar práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais. 

Beneficiários

Os beneficiários das atividades do projeto são os pequenos produtores rurais, o movimentos social,  os órgãos do governo (municipal, estadual e federal) e as instituições privadas.

Atividades

  • Cursos, oficinas e intercâmbios
  • Assessoria na área de desenvolvimento organizacional para entidades ligadas a agricultura familiar
  • Apoio a estudantes para a realização de atividades socioambientais
  • Promoção de reuniões entre sociedade civil e governo
  • Assessoria técnica voltada para o desenvolvimento de modelos de produção sustentável

Resultados esperados

  • Construção de uma agenda de sustentabilidade ambiental, discutida e implementada por lideranças e organizações de pequenos produtores
  • Agricultores familiares influenciando políticas públicas que promovam o aumento da sustentabilidade socioeconômica e ambiental da região
  • Redução do desmatamento e recuperação de áreas de reserva legal, por meio de sistemas produtivos adaptados pelos agricultores familiares
  • Produção de conhecimentos abordando o fortalecimento institucional para a sustentabilidade.

Desenvolvimento do projeto

cluiDe2009 a2012, cerca de 100 pessoas já participaram das atividades do XAS. O foco das ações é um coletivo de lideranças da agricultura familiar, contudo os trabalhos também se estendem para agentes do poder público e outros segmentos do setor produtivo local.