Apresentação IEB

Instituto Internacional de Educação do Brasil

Capacitar, incentivar a formação, gerar e disseminar conhecimentos e fortalecer a articulação de atores sociais para construir uma sociedade sustentável.

Visão

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma associação brasileira sem fins econômicos, sediada em Brasília, fundada em novembro de 1998, com a missão de fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. O IEB se destaca no cenário nacional por dedicar-se a formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.

Há vinte anos o IEB estabelece pontes entre questões relacionadas à conservação dos recursos naturais e as demais dimensões da sustentabilidade, sejam elas econômicas sociais ou culturais. O IEB também sistematiza, organiza, publica e divulga conhecimento, resultante das atividades de seus programas e projetos, e de sua interação com os diversos contextos, atores e dinâmicas socioambientais, econômicas e culturais. O Instituto conta hoje com um portfólio de quase 50 publicações, comercializadas ou distribuídas gratuitamente.

Em todas as suas atividades, aplica uma abordagem própria, baseada  em metodologias participativas, replicáveis e integradoras, apoiando a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, com respeito às pessoas em seus territórios, à diversidade, às individualidades, às culturas e às características regionais.

O IEB possui hoje uma equipe técnica altamente qualificada, composta por profissionais das áreas de sociologia, antropologia, agronomia, engenharia florestal, gestão ambiental, geografia e contabilidade. A fortaleza de nossa equipe se dá pelo caráter multidisciplinar da mesma. A instituição tem conseguido reunir quadros técnicos com reconhecida expertise em suas áreas de atuação e tem mantido sua equipe com um baixo nível de rotatividade.

Valores

São valores do IEB o compromisso com a sustentabilidade, o respeito à pluralidade e à diversidade, a justiça e a equidade social, percebidos na atenção constante à conservação do meio ambiente e nos projetos e programas desenvolvidos, sempre levando em conta o protagonismo dos atores sociais das áreas onde o instituto realiza suas ações.

Nosso público

A atuação do IEB é ampla, abarcando todo o território nacional, em seus diversos biomas (Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica), destacando-se como público beneficiário as comunidades locais em seus diversos modos de vida: ribeirinhos, extrativistas, assentados da reforma agrária, catadores de materiais recicláveis e povos indígenas, mas também técnicos, gestores, pesquisadores e estudantes da área socioambiental, dos setores privado, público e do terceiro setor. Com sede em Brasília (DF), o IEB possui também escritórios regionais instalados em Belém (PA) e Humaitá (AM), possuindo atuação permanente nos Estados do Pará, Amazonas e Amapá.