Plataforma Formar

Bem-vindos à Plataforma FORMAR, ambiente de ensino e aprendizado remoto dos cursos e programas de formação implementados pelo IEB junto a povos indígenas, comunidades tradicionais, extrativistas, ribeirinhos e operadores de políticas públicas indigenistas e ambientais.

Plataforma Formar

O intuito desta plataforma é efetivar com a máxima qualidade os processos de formação remota, além de prestar apoio às formações presenciais, oferecendo aos nossos parceiros e parceiras acesso aos avanços tecnológicos e didáticos que possam contribuir na superação dos seus atuais desafios de aprendizagem e na construção conjunta de conhecimentos e capacidades técnicas e políticas.

Desenvolvida em conjunto com o Coletivo 105 e a Cooperativa EITA, a plataforma traz ferramentas de interação que permitem o compartilhamento de conhecimentos, habilidades, recursos e materiais didáticos e técnicos.

Ao colocar em funcionamento a Plataforma Formar, o IEB visa reduzir os distanciamentos entre os participantes dos cursos e assegurar a estes um ambiente interativo de autonomia, cooperação e colaboração adequado à transmissão de informações e conhecimentos entre si.

Alguns dos cursos oferecidos

Formar Planejamento: curso para preparar e formar as/os estudantes nas temáticas relacionadas a planejamento estratégico com foco na Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

Entre Parentas: formação para mulheres indígenas a fim de promover o compartilhamento de saberes e a troca de experiências em cadeias de valor sustentáveis, além de reflexões sobre o papel da mulher indígena na gestão de seu território.

Entre Castanheiros: curso para criar conexões entre pessoas que trabalham com castanha em diferentes territórios da Amazônia, fazendo a união de diferentes talentos e habilidades de cada pessoa.

Vozes da Mata: formação de comunicadores Indígenas ao Sul do Amazonas com intuito de compartilhar saberes e formar 16 comunicadores indígenas para atuarem de maneira qualificada  na defesa dos direitos dos povos indígenas e no controle social de empreendimentos, que afetem os seus territórios.

 

Acesse aqui a Plataforma Formar