Publicações

Boletins

  • Observatório Castanha-da-Amazônia

    Boletim de Políticas Públicas OCA - Edição 4 - Compras Públicas

    O Boletim de Políticas Públicas do Observatório Castanha-da-Amazônia (OCA) traz um resumo das principais questões relacionadas ao ambiente regulatório e políticas públicas relevantes para essa cadeia de valor, apresentando sua situação atual, desafios, oportunidades e perspectivas.

    Nesta 4ª edição, o Boletim traz os principais pontos relacionados ao ambiente regulatório e às políticas públicas dos programas de compras públicas no Brasil.

  • Observatório Castanha-da-Amazônia

    Boletim de Políticas Públicas do OCA - Edição 3 - Financiamento

    Nesta edição, o Boletim do Observatório Castanha-da-Amazônia traz um resumo dos principais pontos relacionados ao ambiente regulatório e às políticas públicas para financiamento, um dos mais importantes desafios para a cadeia de valor da castanha-da-amazônia.

  • Boletim

    Boletim "Embarca Marajó" II

    Nesta edição, conheça as principais realizações do projeto, finalizado no ritmo do carimbó, no dia 24 de agosto 2017, em Belém, com a participação de mais de 100 marajoaras que vivem os desafios e as alegrias de tornar o Marajó um arquipélago sustentável.

  • Entrevisa Amazônia Viva

    A revista Amazônia Viva de agosto traz uma entrevista com o coordenador do escritório regional do IEB em Belém, Manuel Amaral Neto. O assunto foi o Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF).

  • Boletim Observatório Ambiental e Territorial do sul do Amazonas

    Este primeiro número do Observatório analisa a dinâmica social e ambiental do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Antimary, uma unidade territorial sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O PAE Antimary está localizado na divisa entre os Estado do Acre e do Amazonas, município de Boca do Acre-AM.

  • Boletim "Embarca Marajó"

    Boletim do projeto “Embarca Marajó” cujo objetivo é implementar ações socioeconômicas e ambientais, visando o desenvolvimento local sustentável do território marajoara, integrado a políticas públicas, especialmente nos municípios onde trafega a Agência-Barco Ilha do Marajó.

  • Boletim Sulam - Edição 06

    O Boletim Informativo do SULAM é lançado como um veículo para a difusão de informações, conteúdos e experiências desenvolvidas no âmbito do Projeto Ordenamento Territorial no Sul do Amazonas.

  • Boletim Governança Florestal - Edição I (Encarte)

    Leia as propostas para a Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PEMFCF) do estado do Pará. O conteúdo foi elaborado e discutido durante as oficinas mediadas pelo IEB.

  • Boletim Governança Florestal - Edição I

    Apresenta os principais resultados da série de oficinas realizadas no processo de discussão e elaboração de propostas para a Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PEMFCF) do estado do Pará.

  • Boletim Xingu Ambiente Sustentável 7a. Edição

    O Boletim Xingu Sustentável destaca em sua sétima edição o Fundo de Apoio a Pequenos Projetos Sustentáveis e o Programa de Bolsas para alunos da casa familiar rural. As duas iniciativas valorizam a experimentação produtiva voltada à preservação dos recursos naturais e a redução do desmatamento ilegal em São Félix do Xingu, Pará.

  • Boletim Xingu Ambiente Sustentável 6a. Edição

    A sexta edição do boletim Xingu Ambiente Sustentável destaca as alternativas comerciais para a agricultura familiar

  • Boletim Xingu Ambiente Sustentável 5a. Edição

    O projeto Xingu Ambiente Sustentável (XAS), no segundo semestre de 2011, desenvolveu um estudo que identifi cou uma série de iniciativas produtivas implementadas por agricultores familiares que utilizam princípios da Agroecologia, uma abordagem cientifi ca que valoriza o saber popular na busca por sistemas de produção mais estáveis e em equilíbrio com o meio ambiente