Tecnologias Sociais: Projeto Sanear Marajó entrega as primeiras Tecnologias Sanear, em Portel (PA)

  março 27, 2024

Em fevereiro deste ano, foram entregues as primeiras tecnologias sociais de acesso à água e saneamento do projeto “Sanear Marajó Socioambiental”, desenvolvido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com o Fundo Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundação Banco do Brasil.

Na Tecnologia Sanear, cada família recebe um banheiro, equipado com sanitário, chuveiro, pia e fossa biodigestora, um sistema de captação da água da chuva e um conjunto de pia com filtros para garantir consumo de água limpa e de qualidade.

Morador da comunidade Santo Ezequiel Moreno, em Portel (PA), ao lado da pia e filtros de água que compõem a Tecnologia Sanear. Foto: IEB

Nesta primeira etapa, 14 famílias receberam a tecnologia social, na comunidade Santo Ezequiel Moreno, no município de Portel (PA), no arquipélago do Marajó. Além de Portel, comunidades de Breves (PA) também serão beneficiadas.

Equipe do projeto Sanear Marajó junto à comunidade Santo Ezequiel Moreno, em Belém (PA). Foto: IEB

Além do módulo individual, que equipa cada uma das casas, a comunidade também recebe um módulo comunitário da Tecnologia Sanear, um sistema de captação de água de poço artesiano profundo, tratamento, armazenamento e distribuição às casas da comunidade. Considerando os módulos individual e comunitário, as famílias poderão ter acesso a água para beber filtrada em até quatro etapas.

Módulo Comunitário da Tecncologia Sanear, na comunidade Santo Ezequiel Moreno, em Portel (PA). Foto: IEB

As condições de acesso a água e saneamento são bastante desafiadoras nessa região. De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), cerca de 82% da população de Portel não tem rede de coleta e tratamento de esgoto; em Breves (PA), esse índice chega a 88% da população.

Banheiro improvisado na comunidade Santo Ezequiel Moreno, em Portel (PA). Foto: IEB

Em Portel (PA), cuja população é de 62,5 mil habitantes, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, apenas 12% da população é atendida pelo serviço de abastecimento de água da Companhia de Saneamento do Pará; em Breves (PA), dos quase 107 mil habitantes, 24% tem acesso a este serviço.

Na comunidade Santo Ezequiel Moreno, embora as famílias vivam à beira do rio, o acesso a água de qualidade é um desafio. “A água do nosso rio não é de qualidade ainda. Com o projeto Sanear, vai melhorar nossa qualidade de vida, a qualidade da nossa alimentação, dos nossos produtos, como açaí, bacaba, macaxeira”, afirma a moradora Telma Gomes.

 

Moradora Telma Gomes fala da experiência de receber Tecnologia Sanear. Vídeo: IEB

Ao longo deste ano, um total de 200 famílias, residentes em quatro comunidades do Marajó, serão beneficiadas com a Tecnologia Sanear. O projeto também prevê implantação de outras duas Tecnologias Sociais: as cozinhas agroextrativistas comunitárias e os quintais produtivos com plantio de espécies frutíferas e agroflorestais.

O objetivo do projeto Sanear Marajó Socioambiental é promover a inclusão socioprodutiva de famílias ribeirinhas e agroextrativistas por meio do fortalecimento da cadeia do açaí na região.