Publicações

Livros

  • A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE SUSTENTABILIDADE EM JURUTI, PARÁ: Aprendizados e Desafios.

    Esta publicação é a sistematização de uma experiência desenvolvida no município de Juruti que buscou fortalecer o capital humano para o empreendedorismo social, a sustentabilidade e a formação de lideranças. A obra reflete o olhar dos diversos e diferentes sujeitos sociais que participaram da criação da Escola de Sustentabilidade, ao mesmo tempo em que demonstra o esforço coletivo de reflexão da equipe do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) envolvida na iniciativa.

  • Embarca Marajó: estratégias locais de inovação, fortalecimento institucional e desenvolvimento sustentável

    Esta publicação foi organizada no âmbito do Projeto Embarca Marajó: navegando na maré da sustentabilidade. Ela destaca iniciativas de desenvolvimento local e economia solidária protagonizadas por organizações agroextrativistas do arquipélago marajoara, o estado do Pará.

  • Formar florestal: uma experiência de educação em manejo florestal comunitário na Amazônia

    Artigo apresentado no segundo seminário nacional de educação em Agroecologia

  • Educação do Campo na Amazônia: a experiência histórica das Escolas Famílias do estado do Amapá

    A publicação descreve a trajetória destas escolas a partir da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em conjunto com organizações sociais e setores progressistas da igreja católica. A publicação lança um olhar sobre os dilemas das EFAs e resgata o histórico da educação do campo no Amapá com depoimentos de personagens históricos que acreditaram e construíram uma alternativa educacional para o meio rural brasileiro.

  • Cenários e proposições sobre os produtos madeireiros, Castanha do Brasil, Cacau e Açaí nos estados do Pará e Amapá.

    O documento apresenta os resultados do Projeto Fortalecimento das Cadeias de Valor na Amazônia (Forcav) que buscou analisar as cadeias de produtos florestais, reconhecidos como bens comuns e que devem ser valorizados como base de sustentabilidade.

  • Plataforma Socioambiental do Amapá

    A publicação é resultado do “FormAção”, um processo formativo voltado a lideranças comunitárias do Amapá (FormAção), desenvolvido em 2015 pelo IEB. O conteúdo reúne as potencialidades, ameaças e desafios socioambientais do estado. Ao mesmo tempo, lança reflexões sobre o papel dos sujeitos políticos locais, a importância da luta coletiva e do olhar crítico sobre o modelo de desenvolvimento da região.

  • Governança socioambiental na Amazônia: Agricultura familiar e os desafios para a sustentabilidade em São Félix do Xingu – Pará

    A obra reúne uma série de dados e análises do segundo maior município paraense, marcado por uma trajetória de impactos socioambientais e lutas por um ambiente mais sustentável na região.

  • Educação do Campo, Formação Profissional e Agroecologia na AMAZÔNIA:Saberes e práticas pedagógicas

    O Livro Educação do Campo, Formação Profissional e Agroecologia na Amazônia: saberes e práticas pedagógicas traz artigos produzidos da relação do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia – NEA com o território onde se insere o conjunto dos atores sociais responsáveis pela construção de importantes conhecimentos tradicionais na Amazônia.

  • Lideranças 2015

    Este livreto é uma homenagem às quinze lideranças que participaram do programa em 2015. São homens e mulheres extrativistas, indígenas, ribeirinhos e trabalhadores rurais que com sabedoria e coragem representam os interesses coletivos de seu povo; lutam incansavelmente pelo acesso a direitos básicos; e travam batalhas contínuas na busca de mais qualidade de vida para suas regiões, no Pará e no Amazonas, áreas calejadas pelos impactos dos grandes empreendimentos de infraestrutura, do desmatamento e das disputas territoriais.

  • Relatório de avaliação do Programa Beca

    A publicação recupera os cinco anos de história do Programa Bolsas de Estudo para a Conservação da Amazônia (BECA), como foi implementado e apresenta as conquistas e aprendizados.

  • Conflitos agrários e ordenamento territorial em Boca do Acre-AM

    A publicação apresenta os principais conflitos fundiários e as situações de violência no município de Boca do Acre, no Amazonas e as ações efetivas que estão sendo realizadas visando o ordenamento territorial do município.

  • Formar Florestal: Lições e aprendizados

    Formar Florestal é uma experiência de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF) de jovens e adultos, a partir do conhecimento de aspectos técnicos, organizacionais, políticos e culturais, a fim de fortalecer o manejo e a governança florestal no Estado do Pará. Nesta publicação resume-se a experiência de duas edições dessa iniciativa (2014 e 2015), com a formação de 50 educandos (as) que dialogaram com educadores de diversas áreas do conhecimento.