Publicações

Livros

  • Cozinha Coletiva do Beira Amazonas e IEB

    Receitas da Culinária agroextrativista - Vol. 2

    A obra apresenta dez receitas elaboradas por mulheres da Cozinha Coletiva do Beira Amazonas (AP). O livro é fruto do trabalho em rede entre o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e as Associações da Escola Família Agroecológica do Macacoari (AEFAM) e de Moradores Agricultores Familiares da Comunidade de Rio Bacaba (Agrobacaba).

    Conta com a parceria da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), da cooperativa Amazonbai e das organizações que integram o Programa Economias Comunitárias do Amapá)

  • Sistematização de práticas em Sistemas Agroflorestais no Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal

    Esta publicação busca apresentar resultados, orientar agricultores, estudantes e público em geral sobre o processo da construção de Práticas em Sistemas Agroflorestais.

  • Sistematização de práticas para a produção orgânica do Jambu

    Esta publicação busca apresentar, orientar agricultores, estudantes e público em geral sobre o processo de produção orgânica do Jambu.

  • Circuito curto de comercialização de alimentos orgânicos

    Cartilha elaborada para informar e estimular os agricultores (as) familiares envolvidos (as) em práticas agroecológicas a engajar-se na construção de redes, como estratégias de comercialização diferenciada de seus produtos em circuito locais de mercado.

  • Sistema Participativo de Garantia (SPG)

    Essa cartilha foi elaborada com objetivo de informar aos agricultores e agricultoras sobre a importância, funcionamento e processo de credenciamento dos Sistemas Participativos de Garantia, uma modalidade de certificação que afere o uso do selo orgânico.

  • Katiuscia Miranda; Marcos Silva; Ruth Correa; Thayse Primo; Waldileia Amaral

    Receitas da culinária agroextrativista

    Receitas da Culinária Agroextrativista é o título do livro que reúne as receitas com produtos de base ecológica oriundos dos quintais, roças e matas das famílias do assentamento Acuti Pereira, na região do Marajó, estado do Pará, experiência denominada Cozinha Extrativista Iaçá. Os produtos compõem o cardápio da merenda escolar no município de Portel, fortalecendo os elos entre produção familiar na região.

    O livro é um produto do projeto “MULHERES MARAJOARAS: inclusão produtiva e sustentabilidade”, desenvolvido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Rio Acuti Pereira (ATAA), Associação dos Moradores da Gleba Acuti Pereira (Asmoga) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPA) - Campus Breves, com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

    O projeto tem por objetivo central fortalecer as experiências solidárias de inclusão produtiva sustentável de famílias agroextrativistas do Marajó, com base no protagonismo das mulheres. Suas ações também visam ao fomento à capacitação para a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar e o acesso ao mercado institucional.

  • Katiuscia Miranda, Roberta Coelho, Marcos Silva, Monica Prestes

    Formar Gestão

    A publicação apresenta o Curso de Formação Continuada em Gestão de Empreendimentos Comunitários (Formar Gestão) e sua abordagem teórica e metodológica voltada para o aumento da maturidade organizacional de empreendimentos comunitários na Amazônia. Reúne reflexões de educandos (as), educadores e facilitadores do curso aplicado na Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre (PA) com ênfase nos aspectos da gestão administrativa e financeira em diálogo com o mercado dos empreendimentos comunitários em fase de implementação dos planos de manejo florestal comunitário no interior da Resex.


  • A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE SUSTENTABILIDADE EM JURUTI, PARÁ: Aprendizados e Desafios.

    Esta publicação é a sistematização de uma experiência desenvolvida no município de Juruti que buscou fortalecer o capital humano para o empreendedorismo social, a sustentabilidade e a formação de lideranças. A obra reflete o olhar dos diversos e diferentes sujeitos sociais que participaram da criação da Escola de Sustentabilidade, ao mesmo tempo em que demonstra o esforço coletivo de reflexão da equipe do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) envolvida na iniciativa.

  • Embarca Marajó: estratégias locais de inovação, fortalecimento institucional e desenvolvimento sustentável

    Esta publicação foi organizada no âmbito do Projeto Embarca Marajó: navegando na maré da sustentabilidade. Ela destaca iniciativas de desenvolvimento local e economia solidária protagonizadas por organizações agroextrativistas do arquipélago marajoara, o estado do Pará.

  • Formar florestal: uma experiência de educação em manejo florestal comunitário na Amazônia

    Artigo apresentado no segundo seminário nacional de educação em Agroecologia

  • Educação do Campo na Amazônia: a experiência histórica das Escolas Famílias do estado do Amapá

    A publicação descreve a trajetória destas escolas a partir da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em conjunto com organizações sociais e setores progressistas da igreja católica. A publicação lança um olhar sobre os dilemas das EFAs e resgata o histórico da educação do campo no Amapá com depoimentos de personagens históricos que acreditaram e construíram uma alternativa educacional para o meio rural brasileiro.

  • Cenários e proposições sobre os produtos madeireiros, Castanha do Brasil, Cacau e Açaí nos estados do Pará e Amapá.

    O documento apresenta os resultados do Projeto Fortalecimento das Cadeias de Valor na Amazônia (Forcav) que buscou analisar as cadeias de produtos florestais, reconhecidos como bens comuns e que devem ser valorizados como base de sustentabilidade.