Termo de Referência (TdR) Comunicação Formar Protocolos

  agosto 20, 2021

Contratação Profissional no âmbito do Grant Agreement #8662 firmado entre o IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil e a GBMF – Gordon and Betty Moore Foundation

Posição: Produção de materiais de Comunicação para curso Formar Protocolos – Construindo Protocolos de Consulta com populações indígenas ao sul do Amazonas

1) Apresentação

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, bem como fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade. O IEB atua em rede, busca parcerias e promove a interação e intercâmbio entre organizações da sociedade civil, associações comunitárias, instâncias de governo e do setor privado, incorporando os saberes de parceiros, as diferentes culturas e o conhecimento tradicional e popular.

 

Há 23 anos o IEB investe nas pessoas e no apoio ao fortalecimento de instituições organizadas, estabelecendo relações entre a conservação dos recursos naturais e as dimensões econômicas, sociais e culturais da sustentabilidade. Com experiência reconhecida na criação de parcerias, é referência na liderança de consórcios e na articulação de entidades da sociedade civil, como organizações socioambientais, associações, cooperativas, empresas e governos. Os resultados dessas ações contribuem para a criação de espaços públicos de diálogo, a aproximação entre atores sociais e a efetivação de políticas públicas. Com sede em Brasília (DF), o IEB possui escritórios regionais instalados em Belém (PA) e Humaitá (AM), com atuação permanente nos estados do Pará, Amazonas e Amapá.

A missão do IEB é fortalecer os povos e comunidades e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. Para saber mais acesse: www.iieb.org.br.

 

2)  Justificativa: descrição do projeto

O debate público sobre a pavimentação da rodovia BR 319 (Porto Velho-Manaus) tornou-se mais intenso nos últimos meses com forte pressão de grupos de interesse da sociedade regional, bem como de órgãos do governo estadual e federal pela rápido licenciamento e pavimentação da obra.

O processo de licenciamento ambiental se tornou uma questão crítica neste debate. Existem várias demandas sociais e pressões para flexibilizar as leis ambientais e acelerar a pavimentação de estradas. A abertura e pavimentação de estradas na Amazônia impactam o meio ambiente e as comunidades locais com resultados bem conhecidos: atividades ilegais, como extração de madeira, desmatamento, ocupação de terras, incêndios, mineração e muito mais. Com a pavimentação da BR 319, espera-se que as fronteiras de ocupação que causaram uma transformação radical da paisagem em Rondônia avancem para o sul do Estado do Amazonas em direção à Manaus.

Os impactos sociais e ambientais da BR 319 podem ser melhor mitigados se houver um plano de desenvolvimento sustentável com o reforço da governança territorial, além da implementação de ações concretas para salvaguardar os direitos das comunidades indígenas e tradicionais, como as consultas livres, prévias e informadas aos afetados pela obra, como determina a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Partindo dessa premissa, o IEB, com financiamento da Fundação Moore, implementa, de agosto a fevereiro de 2022, o curso virtual Formar Protocolos, capacitando 34 pesquisadores e agentes ambientais indígenas através de encontros semanais pela internet e futuramente semipresenciais, dentro dos territórios.

O resultado esperado é a capacitação de povos indígenas e comunidades tradicionais da região da BR 319 sobre seus direitos para a elaboração de protocolos de consulta segundo as diretrizes da convenção internacional da qual o Brasil é signatário.

A fim de manter os alunos estimulados e atentos ao conteúdo das aulas, faz-se necessário a contratação de um profissional de comunicação para produzir peças gráficas, audiofônicas e audiovisuais, que serão usadas do começo ao fim do curso.

 3) Produtos a serem desenvolvidos:

A/o produtora contratada/o atuará na roteirização, narração, produção, edição e diagramação de peças em Comunicação a serem definidas semanalmente com a assessoria de comunicação do IEB, tais como:

– peças gráficas: cards para redes sociais; cartilhas e infográficos em PDF;

– podcasts;

– vídeos.

Será produzida uma peça de comunicação semanal para mobilização dos participantes do curso e animação pedagógica, entre os meses de Agosto/2021 e Fevereiro/2022, totalizando 20 peças até o final do contrato.

4)  Formação e experiência de trabalho

 

  • Profissional da área de comunicação com experiência em produção audiovisual e design gráfico

 

5)  Perfil Desejado: requisitos Indispensáveis

  • Experiência comprovada em projetos audiovisuais;
  • Conhecimento em After Effects ou programas similares;
  • Boa comunicação oral e escrita;
  • Habilidade e facilidade para trabalho em equipe;
  • Boa organização no trabalho;
  • Clareza na comunicação oral e escrita; saber escutar e interpretar os outros, comunicando-se apropriadamente com diferentes audiências e em contextos multiculturais;
  • Disponibilidade imediata de contratação.

 

 

6)  Perfil Desejado: Requisitos Desejáveis

  • Experiência de trabalho com populações tradicionais;
  • Experiências com trabalho em cooperativas, associações, organizações da sociedade civil organizada e/ou empreendimentos comunitários;
  • Experiência profissional na área socioambiental.

7) Etapas para produção, pós-produção e entregas das atividades

 

Data Etapa
01 de cada mês Reunião para discussão sobre materiais necessários para o mês vigente
07 de cada mês Entregas de materiais para aprovação
14 de cada mês Reunião para briefing dos próximos materiais
Fevereiro 2022  Finalização e encerramento do contrato.

8)  Condições de Contratação

  • As atividades serão remotas, por meio de ambiente virtual;
  • Orçamento compatível com o mercado;
  • Regime de contratação PJ, conforme legislação vigente.

9) Procedimentos para envio das candidaturas

Os interessados devem enviar:

  1. a) Curriculum Vitae/Porfólio;
  2. b) Proposta comercial;
  3. c) As candidaturas deverão ser enviadas até as 18 horas do dia 27 de agosto de 2020;
  4. d) As candidaturas deverão ser enviadas para os seguintes endereços eletrônicos: [email protected] com o título ” Produção de materiais de Comunicação para curso Formar Protocolos”