Projeto Marajó Socioambiental 2030 é apresentado à presidenta da CAIXA 

  agosto 10, 2023

Agenda foi realizada em Belém (PA), durante período do Diálogos Amazônicos, evento prévio à Cúpula da Amazônia

Na manhã do dia 06 de agosto de 2023, representantes do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) apresentaram à presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, e à superintendente eventual de rede da CAIXA no Pará, Maria Fátima Malheiros, os principais resultados do Marajó Socioambiental 2030, projeto apoiado pelo Fundo Socioambiental da CAIXA. A agenda foi realizada na Estação das Docas, durante o período do Diálogos Amazônicos, evento prévio à Cúpula da Amazônia.

O Fundo Socioambiental da CAIXA está investindo R$ 4.995.461,70 no projeto, que deverá ser implementado até abril de 2025. Um dos objetivos do Marajó Socioambiental 2030 é a restauração ambiental e a inclusão socioprodutiva de famílias agroextrativistas nos municípios de Breves, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Melgaço e Portel, no arquipélago do Marajó.

O projeto vai promover o plantio de 500 mil mudas, plantadas através de um processo amplo de engajamento comunitário, de capacitação e de estabelecimento de Sistemas Agroflorestais (SAFs) que vão ser desenvolvidos a partir da implantação dessas mudas. Na primeira janela agrícola do projeto, mais de 100 mil mudas já foram plantadas.

“Com isso você tem um cenário de uma perspectiva futura de implantar entre 200 a 300 hectares de sistemas agroflorestais que vai impulsionar novas economias da sociobiodiversidade em um território de elevada vulnerabilidade social e ambiental”, comentou o coordenador geral do IEB, Manuel Amaral.

Parceria – O Marajó Socioambiental 2030 é o terceiro projeto do IEB apoiado pelo Fundo Socioambiental da CAIXA. O primeiro foi o Embarca Marajó, realizado entre novembro de 2014 a outubro de 2017, com o objetivo de implementar ações de desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável visando ao desenvolvimento local integrado a políticas públicas nos municípios onde havia tráfego da agência Barco Ilha do Marajó. Premiado pela CAIXA, o projeto capacitou 450 pessoas e resultou na implantação de duas iniciativas de fundos solidários e de dois bancos comunitários.

O segundo projeto foi o Mulheres Marajoaras, implantado entre dezembro de 2017 a abril de 2019, com o objetivo de fortalecer experiências solidárias de inclusão produtiva sustentável de famílias agroextrativistas do Marajó, com base no protagonismo das mulheres. O projeto resultou na capacitação de 50 pessoas; na organização de três núcleos de mulheres para atender mercados institucionais – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); em uma cozinha Cozinha Coletiva Agroextrativista equipada e no lançamento de um livro de receitas da culinária agroextrativista.

Ao ouvir sobre os projetos, a presidenta da CAIXA destacou que “[as iniciativas] são extremamente importantes e é papel da CAIXA fazer esse tipo de investimento. A nossa essência, como um banco público, é mudar a vida das pessoas para a melhor”, disse Maria Rita Serrano.