Pedro Ramos presente! Nota de pesar

  dezembro 11, 2023

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lamenta o falecimento de Pedro Ramos, fundador e dirigente histórico do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

Erradicado no estado do Amapá, Pedro Ramos dedicou sua vida em defesa da floresta e de seus povos, organizando a luta em sindicatos de trabalhadores rurais e intervindo para criação de políticas públicas.  Participou ativamente da criação da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Cajari, onde vivia, além de ser parte ativa do movimento socioambientalista que impulsionou a criação das Resex no Brasil.

Também foi contemporâneo e companheiro de lutas de Chico Mendes, enfrentou a perseguição da ditadura militar e chegou a ser exilado, mas sempre se manteve firme junto aos movimentos sociais.

Em 2021, Pedro Ramos recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e foi o personagem central que inspirou o livro “Mano Pedro – Socioambientalismo, ecologia de saberes e artesanias das práticas na Amazônia”, lançado também em 2021 por Marco Antonio Chagas.

Pedro Ramos foi um importante parceiro do IEB no território amapaense e seu legado segue inspirando a atuação junto a povos extrativistas e tradicionais da Amazônia.

Manifestamos nossa fraterna solidariedade aos companheiros e companheiras do CNS, do movimento de trabalhadores do campo do Amapá, aos amigos e familiares de Pedro Ramos.