Oportunidade: IEB contrata assistente de comunicação no Programa Povos do Cerrado

  novembro 29, 2023

O IEB torna público o Termo de Referência (TdR) para contratação de assistente de comunicação para acompanhar a agenda do Programa Povos do Cerrado do IEB, no intuito de produzir e divulgar conteúdos sobre as ações do programa, sobre o universo do Cerrado e sobre temas das economias da sociobiodiversidade que possam estar relacionados ao baru e plantas medicinais, à garantia dos territórios produtivos e dos modos de vida das comunidades e populações tradicionais cerratenses.

Para participar do processo de seleção, as pessoas interessadas devem enviar currículo, carta de apresentação e portfólio até o dia 10 de dezembro de 2023, para os e-mails: [email protected], [email protected], [email protected] e [email protected] , com o assunto: “[SEU NOME] Vaga IEB Cerrado: Assistente de Comunicação”.

 

HISTÓRICO E CONTEXTO

O objetivo do Programa Povos do Cerrado é contribuir para a conservação e uso sustentável do bioma Cerrado por meio do fortalecimento das organizações de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares.

O Cerrado é um bioma único e de importância estratégica para o Brasil. Com 2,024,838 km² de extensão, este bioma vem passando por profundas transformações nas últimas cinco décadas. A rápida expansão da produção agrícola industrial pressiona as áreas naturais e os territórios de uso comum dos povos e comunidades do Cerrado. Apenas 8,7 % do Cerrado é protegido por unidades de conservação.

Até o ano de 2015, a grande maioria dos projetos implementados pelo IEB era endereçada para a região da Amazônia Legal. Naquele momento a organização buscava uma oportunidade para ampliar a sua atuação para o bioma Cerrado.

Em 2016, o IEB foi selecionado pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (Critical Ecosystem Partnership Fund – CEPF) para gerenciar um fundo de apoio a projetos direcionado exclusivamente ao Cerrado. O IEB então mobilizou um time de profissionais com identidade com a agenda socioambiental. Esta estruturação interna permitiu a criação de um Programa Cerrado responsável por desenhar e implementar uma estratégia de longo prazo para a atuação do IEB no Cerrado.

Os principais propósitos do Programa Povos do Cerrado são:

  • Ajudar a conservar a sociobiodiversidade do bioma;
  • Atuar na promoção do bem-estar e na garantia de direitos dos povos e comunidades tradicionais;
  • Buscar alternativas sustentáveis para manter as pessoas em seus territórios;
  • Fortalecer a colaboração e a cooperação entre diferentes atores no Cerrado.

A gestão de fundos de apoio a projetos comunitários no Cerrado tem sido um instrumento estratégico para o Programa Povos do Cerrado. Isso tem permitido ao IEB trabalhar com uma ampla rede de parceiros, especialmente no fortalecimento das cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado e dos empreendimentos de base comunitária.

Embora o programa tenha abertura para atuar em todos os estados do bioma Cerrado, as ações mais recentes estão concentradas principalmente no estado de Goiás, no norte de Minas Gerais e na região do Jalapão, localizada no estado do Tocantins.

Com o fim da implementação do CEPF, a partir de 2022, o Programa Povos do Cerrado iniciou a implementação de três novos projetos nesses territórios, que atuam no fortalecimento das cadeias produtivas do baru e de plantas medicinais, e com o apoio às raizeiras e raizeiros do Cerrado para terem seu ofício reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

OBJETIVO

O presente Termo de Referência tem por objetivo contratar assessoria de comunicação para acompanhar a agenda do Programa Povos do Cerrado do IEB, no intuito de produzir e divulgar conteúdos sobre as ações do programa, sobre o universo do Cerrado e sobre temas das economias da sociobiodiversidade que possam estar relacionados ao baru e plantas medicinais, à garantia dos territórios produtivos e dos modos de vida das comunidades e populações tradicionais cerratenses.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

  1. Produzir e/ou articular a produção junto à imprensa de reportagens sobre o universo do Cerrado e das economias da sociobiodiversidade e seus territórios;
  2. Articular com organizações beneficiárias e parceiras do IEB para viabilizar a produção e difusão de conteúdo;
  3. Contribuir com a criação de materiais de comunicação para a realização de eventos virtuais e presenciais;
  4. Apoiar produções em comunicação para divulgação e cobertura de eventos;
  5. Apoiar a produção de boletins eletrônicos;
  6. Alimentar as redes sociais do IEB e dar suporte a sua expansão;
  7. Gerir e ampliar mailings e listas de contato do IEB
  8. Produzir releases e newsletters;
  9. Criar novos materiais para ampliar o volume e qualidade da informação sobre os projetos;
  10. Apoiar no planejamento, organização e mediação de eventos presenciais e on-line;
  11. Apoiar na elaboração e redação de relatórios dos projetos, com a descrição do progresso de implementação das atividades e entregas de produtos/resultados relacionados à comunicação.
  12. Participar e apoiar na rotina de atividades do Núcleo de Comunicação do IEB.

 

Para mais informações, acesse o TdR AQUI