Nota de pesar:  IEB se solidariza com as família de Dom e Bruno

  junho 17, 2022

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lamenta profundamente as mortes de Dom e Bruno, que no cumprimento do seu exercício profissional tiveram as suas vidas ceifadas de maneira brutal no Vale do Javari, estado do Amazonas.  

Nosso sentimento coletivo é de dor, angústia e indignação frente a todo esse cenário de perseguição aos defensores dos povos da floresta. O Brasil é um dos países que mais mata ativistas ambientais no mundo. É urgente e necessário que medidas de proteção sejam colocadas em prática para os (as) defensores (as) de direitos humanos.

Bruno Araújo Pereira, grande referência indigenista e um dos maiores especialistas em povos isolados do Brasil, sempre atuou ao lado dos povos indígenas. Mesmo sendo perseguido por invasores, esteve comprometido com a causa indígena até o final de sua vida.

Dom Philips, jornalista inglês, que era apaixonado pelo Brasil, ia fazer um livro sobre como salvar a Amazônia e junto com o Bruno andou pelos territórios indígenas a fim de dar visibilidade à luta dos povos. 

Manifestamos solidariedade às famílias de Bruno e Dom e profunda preocupação a todo cenário violento aos defensores dos povos da mata e dos indígenas. A morte de Bruno e Dom representa um ataque para todos os ativistas e para aqueles que lutam pela defesa dos povos da floresta e da Amazônia.

O nosso agradecimento à Unijava- União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, que se dedicou às buscas e conhecimento de Bruno e Dom em todo momento. 

Também pedimos que a justiça seja feita, que esse crime bárbaro seja devidamente apurado e que as investigações revelem a verdade sobre os culpados. Quem mandou matá-los? 

Por fim, Bruno e Dom, o nosso muito obrigado (a) pelo afeto e comprometimento de vocês. Nós, do IEB, seguimos em defesa do Bem Viver, da Amazônia e dos povos originários, o legado de vocês não será em vão. Bruno e Dom, PRESENTES!

#Luto
#JustiçaPorBrunoeDom

 

Brasília, 17 de junho de 2022.