No nordeste paraense, IEB inicia mais uma turma do Formar Restauração com assentados da reforma agrária

  outubro 30, 2023

O IEB iniciou, em Paragominas (PA), a segunda turma do curso Formar Restauração. Nessa turma, temos cerca de 32 educandos, entre homens e mulheres, jovens e adultos, moradores do Assentamento Paragonorte, mais conhecido como CAIP, um dos maiores assentamentos da reforma agrária do estado do Pará.

Turma do Formar Restauração, no assentamento Paragonorte. Foto: Acervo IEB

O Paragonorte foi criado em 1998 em uma área que antes pertencia à antiga Companhia Agroflorestal Industrial do Estado do Pará (CAIP). Essa área era um grande latifúndio que foi transformado em um local onde famílias sem-terra pudessem viver e sobreviver.

No passado, as famílias dependiam da exploração madeireira e da pecuária para se sustentar. Porém, com o tempo, os recursos madeireiros se esgotaram e a pecuária na região já não é mais tão viável. As famílias precisavam encontrar uma nova forma de produção e geração de alimentos e percebem nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) uma estratégia sustentável de geração de renda.

Turma do Formar Restauração, no assentamento Paragonorte. Foto: Acervo IEB

O curso Formar Restauração é voltado para a restauração florestal e adequação ambiental das propriedades rurais de agricultores familiares, por meio da implantação de SAFs como uma alternativa produtiva.

Dessa forma, as famílias terão a oportunidade de aprender sobre a restauração florestal e como implementar práticas agroflorestais em suas áreas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a geração de alimentos.

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), por meio do projeto Florestas para Sempre, que tem apoio do Fundo Amazônia. Outro parceiro estratégico na mobilização e organização do público é o Fórum das Comunidades Rurais de Paragominas (FCRP), importante espaço de articulação para retomada da agricultura familiar no município.

Neste ano, o IEB irá oferecer a formação para um total de 60 educandos, divididos em duas turmas do curso, previsto para ser concluído até dezembro.