Na semana do Dia Internacional da Mulher, o IEB lança uma formação voltada para mulheres indígenas: é o Entre Parentas

  março 10, 2021

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) lança uma formação voltada para mulheres indígenas: é o Entre Parentas, que se inicia nesta quinta-feira (11).

A fim de promover o diálogo, interação e compartilhamento de saberes, a formação é direcionada exclusivamente para 32 indígenas do sul do Amazonas, de  regiões dos rios Purus e Madeira. Estão inscritas mulheres das etnias Apuriña, Tikuna, Mura, Jiahui, Parintintim, Paumari, Tenharim, Uru Eu Wau Wau e Juma.

Embora a mulher indígena realize uma série de ações em seus territórios, o seu trabalho sempre foi invisibilizado; assim, a formação tem o intuito de resgatar seu protagonismo. “O Entre Parentas inaugura um novo jeito de fazer, um novo método nas formações facilitadas pelo IEB, moldadas na afetividade, na confiança, na valorização dos saberes e das soluções que já existem nos muitos mundos femininos das mulheres indígenas”, comenta Andréia Bavaresco, coordenadora técnica do IEB.

É a primeira formação para mulheres indígenas desenvolvida pelo IEB, que pretende promover a troca de experiências entre as cursistas dentro de cadeias de valor sustentáveis — além de produzir reflexões sobre o papel da mulher indígena na gestão de seu território.

 “O processo será  animado por nós, mas implementado pelas indígenas, que sempre fizeram e ocuparam espaços de poder. Juntas, vamos nos ensinar e nos apoiar, para que esse importante papel já desempenhado seja reconhecido e valorizado”, diz Andréia.

Em virtude da pandemia causada pela Covid-19, as atividades serão realizadas por meio da Plataforma FORMAR, um ambiente virtual criado pelo IEB para capacitações. No ano passado, aconteceram etapas de modelagem do Entre Parentas com as associações indígenas, fato que contribuiu para orientar o desenvolvimento do conteúdo, com base no conhecimento sobre a realidade das mulheres em seus territórios.

O Entre Parentas conta com o apoio da USAID, no âmbito do Nossa Terra II: Gestão Territorial Indígena no Sul do Amazonas, que é um componente do Programa Cadeias de Valor Sustentáveis e Gestão Territorial e Ambiental na Amazônia, em parceria com a Operação Amazônia Nativa (OPAN) e com as seguintes organizações indígenas: APIJ, OPIPAM, APITEM, APITIPRE, OPIAJ, OPIAJBAM, FOCIMP e OPIAM.