Mulheres agroextrativistas marcam presença em feira da sociobiodiversidade

  setembro 19, 2022

No Amapá, evento reuniu expositores e promoveu diálogos sobre fortalecimento de cadeias da sociobiodiversidade

Mulheres da Cozinha Coletiva do Beira Amazonas participaram da Feira de Produtos da Sociobiodiversidade, realizada em Macapá (AP) nos dias 15 e 16 de setembro. Promovida pelo Sebrae e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá (Sema) com o objetivo de valorizar as cadeias e a comercialização de produtos da sociobiodiversidade, a feira reuniu cerca de 20 expositores, além de outras instituições que trabalham com o fortalecimento do tema.

A Cozinha Coletiva do Beira Amazonas é resultado de ações desenvolvidas, desde 2019, pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) no território, no âmbito do Programa Economias Comunitárias do Amapá.

A iniciativa busca contribuir para o protagonismo de mulheres e jovens em cadeias de valor da sociobiodiversidade nos territórios do Beira e de Bailique para que se constituam enquanto sujeitos ativos em processos de implementação de estratégias de desenvolvimento territorial com base na sustentabilidade e educação.

Nesse contexto o IEB procurou atender a demanda de um coletivo de mulheres para a implantação de um espaço físico para o beneficiamento da produção da culinária local de forma coletiva, cuja ação foi realizada em parceria com a AEFAM, AGROBACABA, Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e outros parceiros do Programa Economias Comunitárias  Inclusivas.

Um dos trabalhos realizados junto às mulheres da cozinha foi a elaboração de um livro com receitas criadas por elas. Na feira, foram comercializadas algumas das receitas, como farofa de camarão com gergelim, além de brigadeiro, monteiro lopes e empada feitos com açaí.

Essa foi nossa primeira feira e, pra mim, foi uma experiência muito boa para ver como é esse mercado de vendas. Conhecemos pessoas que se interessaram pelo projeto da cozinha, tanto para ajudar no processo, quanto para vender em seu local de comércio”, afirma a Coordenadora da Cozinha Coletiva do Beira Amazonas, Élida Costa.

Teve gente que queria saber se a cozinha coletiva tinha um ponto fixo na capital para comprar os produtos produzidos porque gostaram do pouco que experimentaram. Para mim, foi ótimo mostrar pras pessoas que somos um grupo de mulheres que defende a natureza sem agredi-la, e que mostra sua grande riqueza através da culinária”, complementa Élida.

Parceiros

A Feira de Produtos da Sociobiodiversidade tem como parceiros o Sebrae, GEA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), GIZ e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ).