Indígenas demarcam as telas: formação de comunicadores ao Sul do Amazonas se inicia

  fevereiro 16, 2022

Cleiton Jiahui Comunicador Indígena – APIJ

Na última terça-feira, 15 de fevereiro, iniciou-se o curso Vozes da Mata, com o objetivo de formar 16 comunicadores indígenas ao Sul do Amazonas. A iniciativa é apoiada pelo IEB e pela fundação alemã Misereor, junto com 8 associações indígenas ao sul do Amazonas.

A formação terá um período de seis meses, e os encontros acontecem na Plataforma FORMAR – ambiente virtual de aprendizagem e de ensino desenvolvido pelo IEB, voltado para comunidades extrativistas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

A comunicação sempre esteve presente no meio indígena. Através da oralidade, os povos atravessaram séculos carregando as memórias e os saberes tradicionais dos seus ancestrais. Essas memórias e esses saberes foram representados de diversas formas: através da música, das pinturas, dos rituais, além dos seus próprios meios de se comunicar, de se adaptar às novas ferramentas de luta e de conhecer esse território chamado internet, que se faz tão presente e cuja ocupação é tão necessária.

No curso, serão discutidos assuntos relacionados a fake news, combate à desinformação, participação social e defesa de direitos. Ao final da formação, os cursistas produzirão peças de comunicação relativas a essas temáticas, como vídeos, cartazes e podcasts.

 A rede Vozes da Mata vem com o intuito de se juntar às redes de comunicação dos movimentos indígenas, fortalecendo as associações de base que fazem parte dessa caminhada: OPIAM, APIJ, APITIPRE, OPIPAM, APITEM, FOCIMP, OPIAJ e OPIAJBAM. Nesse percurso, são necessários o olhar e o protagonismo indígena, ao dialogar com outros meios e com outras formas de comunicação.