IEB ratifica estratégia de Isolamento Social e Atuação Remota

  April 8, 2020

Diante das atualizações das autoridades nacionais e internacionais de saúde sobre a expansão da pandemia da doença do novo coronavírus (Covid-19) no mundo e da situação de aumento crescente de número de casos de infecção no Brasil e nos territórios nos quais atuamos o Instituto Internacional de Educação do Brasil mantem suspensas todas as atividades com possibilidade de aglomeração, deslocamentos terrestres e aéreos e presença da equipe técnica e financeira com os quais trabalhamos até o dia 30 de abril de 2020. Mantermos as atividades remotas on-line e a comunicação e que não impliquem em riscos para as comunidades, parceiros e nossa equipe.

Estamos seguindo todas as orientações das autoridades em saúde e restringimos a circulação em todos os nossos escritórios, atividades de formação, reuniões, assembleias e seminários. Sugerimos ainda que as comunidades, associações e parceiros também adotem a estratégia de distanciamento social e quarentena, quando necessário, visando diminuir e mitigar os impactos da velocidade de propagação do coronavírus. Essas medidas visam resguardar a saúde sanitária de todos e nosso frágil sistema de saúde, principalmente o que oferecido as comunidades nas quais atuamos e possuímos relação longínqua e de confiança.

As medidas tomadas visam preservar nossas equipes, as comunidades tradicionais, apoiadores e parceiros de longa data e esperamos que em breve estaremos juntos novamente em nossas articulações e qualificadas ações de defesa de direitos humanos e manutenção dos modos de vida tradicionais que tanto contribuem com os povos da Amazônia e do Cerrado.

Nesse mesmo sentido, sugerimos a todas os parceiros do IEB o adiamento de suas atividades, em especial as que implicam em aglomerações, tais como assembleias, reuniões e mutirões.

Estamos constantemente atentos aos comunicados das autoridades de saúde para informar com qualidade e reavaliar a situação. O papel da sociedade civil organizada mais uma vez se faz imprescindível e estamos prontos para contribuir com nossas expertises e com compromisso para que os impactos dessa pandemia sejam mitigados.

Estamos trabalhando para divulgar e difundir as informações qualificadas a respeito do Covid-19 junto as organizações, comunidades e parceiros bem como transmitir informações para o conjunto da sociedade brasileira caso os povos e comunidades da Amazônia e do Cerrado sejam atingidos.

Instituto Internacional de Educação do Brasil