IEB promove oficinas para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho em Barcarena

  junho 21, 2019

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) realizou, neste mês, duas oficinas, de assistência para inserção no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do projeto Map Trabalho, que busca identificar habilidades profissionais em jovens e adultos das comunidades de Vila Nova e Itupanema, no município de Barcarena, no Pará.

Sessenta moradores da região participaram das oficinas, que foram divididas em dois eixos: a reflexão sobre as mudanças no mundo do trabalho e a apresentação de ferramentas para que a população tenha condições de trabalhar como funcionários ou empreendedores.

Os participantes passaram também por um ciclo das Oficinas de Elaboração de Currículos e Apresentação de Empreendimentos para facilitar o conhecimento das vocações.

O Coordenador de Projetos do IEB, Daltro Paiva, explica que programa nasceu a partir da necessidade de orientar a população local sobre oportunidades que a própria região oferece. “A gente busca identificar as habilidades que as pessoas têm para este chamado mundo do trabalho, quais são as habilidades que eles já têm como capacidades instaladas, que já existem na comunidade”.

Em execução desde dezembro de 2018 no município de Barcarena, o projeto tem como foco avaliar as tendências do mundo do trabalho e traçar estratégias para inserir a comunidade local no mercado de trabalho.