IEB lança editais para seleção de organizações que atuam com plantas medicinais no Cerrado

  outubro 1, 2022

Brasília, 03 de outubro de 2022

Os editais estão focados no fortalecimento das cadeias de valor fitoterápicos no Cerrado e são uma iniciativa do PROJETO BRA/18/G31 – Fitoterápicos, implementado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) sob a coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Brosimum gaudichaudii, mama-cadela. Foto: Aryanne Amaral/Acervo IEB

Por meio de uma seleção de organizações da sociedade civil para a gestão de fundos de doação pelo PNUD, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) foi selecionado e estabeleceu esta colaboração para abrir uma chamada pública e selecionar organizações que atuam com plantas medicinais nativas do Brasil. As organizações interessadas em participar da presente chamada pública deverão estar inseridas no bioma Cerrado e receberão apoio e investimentos financeiros, contribuindo para o fortalecimento das cadeias de valor de plantas medicinais nativas no bioma.

O edital do PERFIL 01 tem o objetivo de selecionar três (3) organizações que atuem na produção sustentável (cultivo, extrativismo) e/ou beneficiamento e comercialização de plantas medicinais nativas ou seus derivados.

ACESSE abaixo os arquivos para concorrer ao edital do PERFIL 01:

EDITAL PERFIL 01 BAIXE AQUI
ANEXO A: LISTA DE ESPÉCIES BAIXE AQUI
ANEXO B: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DA PROPOSTA PERFIL 01 BAIXE AQUI
ANEXO C: CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO BAIXE AQUI
ANEXO D: PERGUNTAS FREQUENTES BAIXE AQUI

O edital do PERFIL 02, visa selecionar uma (1) organização que atue na produção (i.e., cultivo e/ou extrativismo) e/ou beneficiamento e/ou comercialização de plantas medicinais e/ou produtos derivados (remédios caseiros, tinturas, xaropes, garrafadas, pomadas, óleos e compostos, cremes, pomadas e afins).

ACESSE abaixo os arquivos para concorrer ao edital do PERFIL 02:

EDITAL PERFIL 02 BAIXE AQUI
ANEXO A: LISTA DE ESPÉCIES BAIXE AQUI
ANEXO B: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DA PROPOSTA PERFIL 02 BAIXE AQUI
ANEXO C: CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO BAIXE AQUI
ANEXO D: PERGUNTAS FREQUENTES BAIXE AQUI

Pterodon emarginatus, sucupira. Foto: Aryanne Amaral/Acervo IEB

Os dois editais destinam-se aos Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e/ou Agricultores Familiares (PIPCTAFs) que participem de uma organização formalmente constituída e que desenvolvam trabalhos com, pelo menos, uma espécie nativa do Cerrado indicada na tabela abaixo (a lista pode ser verificada também no Anexo A dos editais):

NOME CIENTÍFICO NOME POPULAR
Justicia pectoralis chambá, anador
Lafoensia pacari pacari
Stryphnodendron barbatiman ou Stryphnodendron adstringens  barbatimão
Brosimum gaudichaudii mama-cadela
Pterodon emarginatus sucupira
Dimorphandra mollis fava-d’anta; favela e falso barbatimão

 

Confira o cronograma da chamada:

CRONOGRAMA
LANÇAMENTO DO EDITAL 03/10/2022
INÍCIO DO ACOLHIMENTO DOS PROJETOS 03/10/2022
LIMITE PARA O ENVIO DOS PROJETOS 23/10/2022
PUBLICAÇÃO DO RESULTADO 27/10/2022

Qualquer dúvida sobre os editais podem ser solucionadas por meio dos seguintes canais de comunicação:

Audiência Prévia – Reunião virtual de divulgação da Chamada Pública e esclarecimento de dúvidas: Esta será aberta ao público em geral, no qual será possível acompanhar o detalhamento e esclarecimentos sobre o processo de seleção. Neste evento será possível realizar perguntas de esclarecimento sobre a chamada. A reunião será gravada e disponibilizada para visualização no canal do YouTube do IEB (https://www.youtube.com/c/CanaldoIEB) durante todo o período de inscrição, desta forma pode-se dirimir dúvidas de outros proponentes que não participaram da reunião.

O evento será realizado online no dia 10/10/2022 às 15:00 horas (horário de Brasília), através da plataforma virtual Zoom. Inscreva-se antecipadamente para esta reunião no link: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZUrdu6rqDouHdbo85n3iiElQQHuk4XcuOZU

E-mail: Dúvidas também serão esclarecidas pelo e-mail [email protected]. A mensagem deverá ter como título: “DÚVIDAS_chamada-001/2022_perfil01” ou “DÚVIDAS_chamada-001/2022_perfil02”

WhatsApp/Signal: As dúvidas poderão ser enviadas somente por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp/Signal pelo seguinte número de telefone: +55 (61) 99806-7814, de segunda a sexta-feira, no horário de 10 às 18 horas (horário de Brasília). As respostas serão dadas em até 24h do envio do questionamento. Não serão atendidas ligações pelo aplicativo.

Perguntas Frequentes: No Anexo D do presente edital, consta uma lista compilada de perguntas frequentes e os esclarecimentos para as principais dúvidas relacionadas a esta chamada.

Para mais informações, fique ligado nos canais de comunicação do IEB e siga nossos perfis nas redes sociais!