IEB e Somecdh firmam parceria para impulsionar agendas de saneamento

  março 29, 2023

Na última terça (28), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e a Sociedade Meio Ambiente, Educação, Cidadania e Direitos Humanos (Somecdh) celebraram parceria para a implantação de tecnologias sociais voltadas ao saneamento.

A colaboração terá como foco comunidades do Marajó que participam de projetos coordenados pelo IEB, como o Sanear Marajó Socioambiental, que prevê a instalação de sistemas de saneamento, captação, reserva e tratamento de água da chuva. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Amazônia.

Dados do relatório de 2023 do Instituto Trata Brasil apontam que a falta de acesso à água potável impacta quase 35 milhões de pessoas e que cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde da população, causados por doenças de veiculação hídrica.

O relatório aponta ainda que entre os 100 municípios analisados, dentre os 20 piores do ranking de 2023, metade é de cidades localizadas em estados da Amazônia Legal, principalmente no Pará.

“Estamos desafiados a enfrentar questões estruturais para o desenvolvimento do território do Marajó, aliando melhorias da qualidade de vida, estímulo à implantação de cadeias da sociobiodiversidade e aumento da segurança e soberania alimentar: tão importante para as famílias marajoaras, na conjuntura do Brasil e do mundo”, afirma Manuel Amaral, coordenador executivo do IEB.

Atualmente o IEB implementa três projetos estruturantes no território, o “Marajó Socioambiental 2030″, apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal; “Sanear Marajó Socioambiental”, apoiado pela Fundação Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundo Amazônia; e “Floresta de Vida”, apoiado pela organização estadunidense Rainforest Trust.

As ações desses projetos envolvem a estruturação de uma agenda socioambiental no Marajó, que inclui ações de regularização ambiental e fundiária de territórios comunitários, restauração e uso sustentável de ecossistemas e florestas, estruturação da cadeia produtiva do açaí, implantação de tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos agroecológicos.

Sobre a Somecdh – Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de fins científicos, tecnológicos e culturais, atuando principalmente nas questões ambientais, produtivas, educacionais, sociais e outros de interesses difusos ou coletivos, ligados a grupos de pessoas organizadas, como forma de melhorar suas condições de vida, por meio do desenvolvimento sustentável.

Sobre o IEB – O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma associação brasileira sem fins econômicos, sediada em Brasília, fundada em novembro de 1998, com a missão de fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. O IEB se destaca no cenário nacional por dedicar-se a formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.