Empreendedores sociais de Juruti (PA) recebem qualificação em gestão

  junho 9, 2022

A iniciativa busca fortalecer os empreendimentos sociais e incentivar a consolidação de redes locais

 

Agricultores(as) familiares, artesãs e membros de associações participaram do primeiro círculo formativo do FORMAR Gestão Empreendimentos Sociais, curso realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) entre os dias 30 de maio e 3 de junho em Juruti, na região do Baixo Amazonas no estado do Pará.

Realizada em parceria com o Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com apoio do Instituto Alcoa e da Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA), a ação envolveu 11 empreendimentos rurais e urbanos das áreas de artesanato, esporte, meio ambiente, gestão de resíduos urbanos, grupos de mulheres, dentre outros. O curso é dividido em três círculos, o primeiro focado em organização social, o segundo em produção e o último em comercialização.

“Vamos realizar uma formação continuada para estimular boas práticas de gestão dos empreendimentos sociais na região, visando promover o fortalecimento e o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão nos campos da organização, produção e comercialização”, informa Marcelo Alves, analista socioambiental do IEB e um dos facilitadores da ação.

Criadora de bovinos na região, Débora Souza destaca a expansão da rede e a redução de riscos como um ponto positivo da imersão. “Pude abrir a minha mente sobre o meu empreendimento, aprendi muitas coisas que antes eu não sabia como administrar. O círculo me ajudou bastante a saber como me expressar e também a dialogar com outros grupos”, afirma.

“O Criadores de Bovinos ainda não é um empreendimento formal, mas a gente está adquirindo recursos e conhecimentos para nos formalizarmos. O curso vai nos ajudar muito nesse sentido”, complementa.

Outro empreendimento impactado foi a Associação Atlética e Cultural Real Juruti. Diretor de eventos da associação, Dirley Pires garante que a formação ampliou as possibilidades de atuação da associação. “Esses conhecimentos vão impactar de forma muito positiva as minhas atividades, a partir da vivência entendi que podemos aplicar a visão de negócio ao que fazemos”, conta Dirley.

O próximo círculo vai ser realizado entre 20 a 24 de junho. O último ciclo terá culminância em julho, com uma mostra dos empreendimentos no Festribal, o Festival das Tribos de Juruti, atividade cultural famosa na região, e que em 2022 retorna de forma presencial depois de dois anos suspenso pela Pandemia, o que deve garantir um bom público para a mostra.

Projeto INGÁ

A agenda do IEB em Juruti também envolveu uma oficina de fortalecimento de lideranças do IJUS, realizada no dia 4 de junho. A ação integra o projeto Ingá, iniciativa do IJUS; da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA); da USAID, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento; da Alcoa e do Instituto Alcoa. A iniciativa envolve empresas, organizações civis, poder público e comunidades que visam à conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável na região.

Focada no desenvolvimento local, a oficina envolveu oito diretores do IJUS. Foram utilizadas ferramentas participativas e construtivistas para apoiar a discussão de ações e políticas para três eixos: elaboração geração de renda, educação para todos e produções sustentáveis.

A expectativa é que a oficina apoie a construção dos indicadores do observatório de sustentabilidade que deverá ser implementado a partir do segundo semestre.