Comunicadores indígenas de Roraima produzem materiais informativos sobre a importância das vacinas e contra a desinformação

  outubro 21, 2022

Diante dos rumores e boatos sobre a covid-19, que atrapalharam a vacinação de muitos povos originários e comunidades tradicionais no Brasil, comunicadores indígenas de Roraima produziram materiais de conscientização ressaltando sobre a importância da vacinação. As peças têm como objetivo o combate à desinformação.

Fruto do projeto, Enraizado na Confiança, em parceria com o  Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e a Internews, a formação “ Wakywai: checando informações”, reuniu cerca de 27 comunicadores, dos povos: Wapichana, Macuxi, Patamona e Ye’ Kuana, no mês de julho, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a fim de discutir conceitos sobre diagnóstico do ecossistema da informação, análise de rumores, técnicas de entrevista e combate à desinformação. 

Wakywai significa “nossa notícia”, na língua do povo Wapichana e os encontros representaram um importante momento de fortalecimento da Rede de Comunicadores Indígenas do estado de Roraima, a Rede Wakywai, como afirma a comunicadora, Ericiene Henrique Oliveira, do povo Macuxi,

“A oficina presencial foi de grande importância para todos nós, comunicadores, onde tivemos a oportunidade de trazer nossas dúvidas, compartilhar nossos conhecimentos e trazer um pouco da nossa realidade desse período de pandemia. Pudemos entender o que é um ecossistema de informação, como identificar se a informação é verdadeira ou falsa. Estamos cada vez mais fortalecidos com essas iniciativas”.

Como resultado final das oficinas, confira os materiais informativos produzidos pelos comunicadores: