Criação da RDS Rio Manicoré é fundamental para combater invasões e exploração ilegal de madeira no interior do AM

Nota técnica elaborada pelo  OBR-319 em parceria com a Reta, recomenda a retomada urgente do processo de criação de uma UC no território.

Há mais de 10 anos moradores de comunidades do Rio Manicoré, no interior do Amazonas, reivindicam a criação de uma Unidade de Conservação (UC), como uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), no seu território que sofre com invasões de terra, exploração ilegal de madeira e caça predatória. Essas atividades colocam em risco, não apenas o meio ambiente, mas também o modo de vida dos habitantes locais.

Com o objetivo de subsidiar o processo de criação da RDS rio Manicoré, o Observatório da BR-319 (OBR-319), com apoio de pesquisadores do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), e da Rede Transdisciplinar da Amazônia (Reta), produziram uma nota técnica com informações e documentos do histórico de luta desses moradores.

O processo, iniciado legalmente em 2008, teve importantes avanços após uma reunião realizada em dezembro de 2021, com lideranças do rio Manicoré e representantes de órgãos ambientais, da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), do Ministério Público Federal (MPF) e de organizações da sociedade civil.

Leia  a nota técnica completa clicando aqui.

Compartilhe este conteúdo
Pular para o conteúdo