O mês de maio de 2023 ficará marcado na história do Brasil como um período de retrocessos socioambientais, que prometem ser ainda maiores em breve.
Com a mesma intensidade que o novo governo Lula nos trouxe esperança de dias melhores, nos impôs a certeza de um futuro sombrio com o desmonte do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Ministério dos Povos Indígenas, além do avanço do infame marco temporal, uma excrescência política e moral. O que mais entristece é que essas medidas não encontraram absolutamente nenhuma dificuldade para progredir no Congresso Nacional. É lamentável, desalentador e decepcionante.