IEB comemora 20 anos de investimento nas pessoas para a sustentabilidade

  novembro 28, 2018
Em 2018, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) completa duas décadas de atuação com o desafio de formar e fortalecer o protagonismo de comunidades tradicionais, indígenas e extrativistas nos temas urgentes para a preservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida. Em comemoração, nesta quinta-feira (29), acontecerá a exposição de fotos “Pelos Nossos Olhos”, a partir das 19h, no Museu dos Povos Indígenas, em Brasília.
Os registros  trazem a sensibilidade do olhar dos profissionais IEB enquanto desenvolvem atividades no campo, evidenciando o trabalho de uma entidade feita por pessoas e para pessoas. A intenção é conectar as pessoas com quem o IEB trabalha a partir dos olhos de quem trabalha com essas pessoas. “A verdadeira vocação do IEB sempre foi juntar as pessoas, dialogar, e fazer junto”, resumiu a coordenadora executiva e fundadora da instituição, Maria José Gontijo.
Sediado em Brasília e com escritórios regionais em Belém (PA) e Humaitá (AM), o IEB dedica-se a formar e capacitar pessoas, fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade.
Nos 10 últimos anos, o Instituto passou a trabalhar diretamente com as organizações de base, o que alterou substancialmente o perfil dos cursos, até então voltados à capacitação de gestores das esferas federal, estadual e municipal e de ONGs. As temáticas passaram, dessa forma, abordar o desenvolvimento local, negócios sustentáveis e metodologias participativas para a construção de espaços públicos de negociação.
“O foco é organizar as comunidades para que se tornem capazes de influenciar os rumos das politicas públicas no local. Saímos de um trabalho meio, que era realizado na primeira década, para um trabalho finalístico, onde a coluna vertebral continuou sendo a formação”, conta Maria José.
Os processos formativos variam desde cursos oferecidos pontualmente, de curta duração, às ações formativas continuadas e pragmáticas. Ao longos de duas décadas, já foram realizados mais de 40 cursos em 20 temáticas socioambientais diferentes, dentre eles o Formar PNGATI, Programa de Desenvolvimento de Lideranças e o Formar Castanha.
O IEB busca parcerias e atua para viabilizar interação e intercâmbio entre organizações da sociedade civil, associações comunitárias, cooperativas, instâncias de governo e do setor privado, incorporando os saberes de parceiros, as diferentes culturas e as técnicas populares.