Nota de pesar: Cristovan Duarte Nascimento

  maio 22, 2020

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) vem prestar solidariedade aos familiares, amigos (as), agricultores e agricultoras, membros da Associação dos Produtores e Familiares Rurais de Barcarena (PA), do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barcarena, e a todos os agricultores e agricultoras do município, pela perda do valoroso companheiro Cristovan Duarte Nascimento, ocorrida no dia 22 de maio de 2020.

Nos juntamos às inúmeras manifestações de pesar e de reconhecimento de sua importante atuação junto às causas amazônicas. Cristovan era agricultor e lutador pelas causas da agricultura e das lutas sociais de seu município. Dono de uma fé inabalável, tinha igualmente envolvimento com as Pastorais da Igreja Católica.

Participou desde 2008 de atividades junto ao IEB e demais organizações sociais de Barcarena, e sempre insistia na formação como uma maneira de enfrentar os desafios, e as violações de direitos sofridas pelas populações da Amazônia. Em sua participação no documentário “Por uma Barcarena Justa, democrática e sustentável”, Cristovan expressou seu desejo para o município onde viveu: “Uma Barcarena que tenha dignidade para todos …”.

Desejamos que seu sonho esteja sempre vivo no coração dos barcarenenses, assim como seu legado de resiliência, força, bom humor, a nos inspirar na luta por uma Amazônia para todos e todas!