“Um Território Chamado Internet”: IEB discute oportunidades e desafios do mundo digital em série de vídeos

  fevereiro 3, 2022

Animações trazem reflexões que vão desde a circulação e produção de informação à representatividade, cuidados digitais, fake news e acordos de uso coletivo da internet

Para discutir as oportunidades e minimizar os impactos da chegada da internet em diversas localidades pelo Brasil, o IEB lança nesta quinta-feira (03/2) a série de vídeos “Um Território Chamado Internet”.

São seis vídeos curtos disponibilizados semanalmente, às quintas, no Canal do IEB, no Youtube. O primeiro episódio “Um Universo de Informações” já está disponível!

Entre as diversas desigualdades escancaradas pela pandemia, a assimetria na disponibilidade e qualidade do acesso à internet teve efeito devastador para a educação.

Para minimizar esse problema, o IEB apoiou a instalação de ao menos 40 pontos de internet em diversas comunidades da Amazônia e Cerrado e disponibilizou mais de 200 equipamentos entre tablets, notebooks e celulares -estes com pacotes de dados- para possibilitar a comunicação com essas localidades e garantir o acesso das pessoas às muitas formações realizadas na Plataforma FORMAR, o ambiente virtual de aprendizagem do instituto.

A chegada da internet, porém, não vem sem impacto. Assim como toda grande novidade que adentra um território, as oportunidades vêm acompanhadas de riscos para as comunidades, como conflitos em torno das regras de uso ou o espalhamento de notícias falsas, como foi recorrente no caso da vacinação contra a Covid-19.

Em muitos casos, a internet chega como um bem de uso coletivo e acaba se configurando como mais um componente da gestão territorial, o que exige uma reflexão bem informada. Além disso, a capacidade de filtrar, criar e participar de forma consciente desse ambiente informacional tão novo, e abundante torna-se fundamental para exercer a cidadania com plenitude.

Mulheres indígenas acompanhando as aulas da formação Entre Parentas

Nesse sentido, a necessidade de abordar o assunto em algumas das formações do IEB ficou ainda mais nítida. Por isso, além de oferecer cursos para comunicadores, como a oficina Wakywai, nossa voz, na língua do povo Wapichana- que discutiu combate à desinformação sobre a Covid-19 com participantes indígenas do estado de Roraima e a formação Vozes da Mata, comunicadores indígenas ao Sul do Amazonas na defesa de direitos, o IEB passou a incluir discussões sobre educação midiática em algumas de suas formações.

Segundo o programa EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta, a educação midiática é “um conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais”.

Na série “Um Território Chamado Internet”, o IEB traz algumas reflexões e dicas de cuidados digitais de maneira leve e abordando algumas particularidades de povos e comunidades tradicionais da Amazônia e Cerrado em relação a esse assunto.

Com isso, a série de vídeos, que é de livre reprodução, pode ajudar a levar essas discussões para dentro de escolas, aldeias, quilombos e outros territórios tradicionais Brasil adentro.

 

Confira a programação de lançamento dos próximos episódios:

 

03 de fevereiroEp. 1: Um Universo de Informações

10 de fevereiro Ep. 2: Nem Tudo É o que Parece

17 de fevereiroEp. 3: Os Tipos de Informação

24 de fevereiroEp. 4: Representatividade e Participação

03 de marçoEp. 5: Se Cuida na Rede

10 de marçoEp. 6: Acordos de Uso Coletivo da Internet

 

A série “Um Território Chamado Internet” foi produzida pelo IEB, por meio do Programa de Formação Continuada em Planejamento Estratégico, Monitoramento e Avaliação da Política Indigenista com ênfase na PNGATI– FORMAR Planejamento, no âmbito do Fortalecimento das Instâncias e Instrumentos de Governança da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), executado em parceria com a Cooperação Técnica Alemã (GIZ).