Produção de alimentos a partir do extrativismo local é tema de oficina na III Feira de Ciências do Rio Acutipereira

  novembro 23, 2018

O IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) participa da III Feira de Ciências do Rio Acutipereira, realizada na Comunidade Santo Ezequiel Moreno, PEAEx Acutipereira, localizada no município de Portel, Marajó (PA). Nesta sexta-feira (23), segundo dia da programação, o Instituto ministrou a oficina sobre as boas práticas para a produção de alimentos com base na culinária agroextrativista local, demostrando que ao unir os conhecimentos técnico-científicos aos saberes tradicionais locais é possível desenvolver novos produtos com maior agregação de valor aos seus produtos.

Para Teófro Lacerda, liderança local e um dos idealizadores da Feira, a ideia visa ao desenvolvimento local com sustentabilidade. “A Feira tem se tornado espaço de socialização de experiência entre as diferentes comunidades e os parceiros que nos apoiam nas nossas ações, além de ser um espaço aglutinador de novas ideias e projetos”.

Na programação do dia ainda foram apresentados projetos desenvolvidos pelas cinco escolas do PEAEX Acutipereira, além de  mini-cursos de manejo de açaizais, agroflorestas e outras tecnologias presentes na comunidade.

No encerramento, no dia 24, será realizada a premiação dos melhores projetos vencedores desta edição. Também será elaborada a carta de compromissos da Feira, que norteará as ações do próximo ano.