Plataforma que monitora áreas de queimadas no Cerrado, Pantanal e Amazônia será lançada no dia, 8, de junho

  junho 2, 2021
No dia (8) de junho, às 15h, acontece a live de lançamento da plataforma ALARMES- que irá trazer avisos diários de áreas queimadas no Pantanal, Cerrado e Amazônia.
 
O ALARMES foi desenvolvido para servir como ferramenta de alerta rápido e ágil sobre o avanço da extensão da área afetada pelo fogo de forma a apoiar os órgãos ambientais nas ações de combate ao fogo. O sistema combina imagens de satélites da NASA, focos de calor e inteligência artificial para identificar novas áreas atingidas, monitorando diariamente a localização e extensão das áreas queimadas, permitindo, por exemplo, entender a velocidade de aumento dessas áreas afetadas. Essas informações são enviadas aos órgãos competentes para o planejamento e a realizações de ações efetivas.
 

Outras informações como sobreposição de unidades de conservação, terras indígenas e municípios, além de comparações com dados históricos também estarão disponíveis.
A plataforma é uma iniciativa do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA-URFJ), do projeto Andurá- que é financiado pelo CNPq/Prevfogo e conta com o apoio do IEB, o Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês), Greenpeace BrasilWWF-Brasil e Wetlands.
O que: Lançamento da plataforma ALARMES
Quando: 8 de junho, às 15h

Link de acesso: https://youtube.com/c/lasaufrj