Parlamentares alemães visitam Terra Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas

  julho 23, 2019

No último dia 04 de julho uma comitiva de parlamentares alemães visitou a aldeia Traíra na Terra Indígena (TI) Nove de Janeiro do povo Parintintin. Os parlamentares foram recebidos por lideranças indígenas das calhas dos rios Purus e Madeira, que apresentaram os trabalhos de gestão dos seus territórios que vêm sendo desenvolvidos na região.

Após a recepção, ao som de flautas, cantos e um café da manhã tradicional – com alimentos como cará roxo, macaxeira cozida e broa – os parlamentares fizeram uma visita ao território. Entre as ações apresentadas, teve destaque o trabalho das associações indígenas do Sul do Amazonas e a formação de 73 agentes ambientais indígenas, que mobilizam suas comunidades e apoiam a realização de atividades voltadas para o fortalecimento da produção indígena sustentável.

Esta produção, além de impulsionar a geração de renda, também promove a segurança alimentar nas TIs. Exemplo disso é o Sistema Agroflorestal (SAF) visitado pela comitiva. Construído em frente à escola a partir da mobilização realizada pelos agentes ambientais, o SAF de espécies frutíferas e hortaliças vai abastecer a merenda escolar indígenas.

Os parlamentares também conheceram mais sobre as ações voltadas para a proteção territorial, valorizando o conhecimento tradicional indígena e agregando novas ferramentas, como o uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para o mapeamento de ameaças aos territórios e do desmatamento na região.

A visita foi finalizada com um almoço tradicional Parintintin.