Novo app permite que comunidades tradicionais se localizem no mapa

  fevereiro 24, 2021

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e o ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), em parceria com a Rede Cerrado e apoio do IEB/CEPF, lançam neste mês a campanha Tô no Mapa e queremos contar com a sua ajuda nesta missão!

O que é?

O Tô no Mapa é um aplicativo de automapeamento de territórios, voltado para Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PCTAFs). O App foi desenvolvido com base no diálogo entre diversos comunitários e organizações sociais e pretende ser um aliado no fortalecimento da luta por direitos territoriais.

Dados de um levantamento realizado pelo projeto, apenas em parte do Cerrado brasileiro, revelou um número 3,5 vezes maior de comunidades tradicionais do que mostram os mapas oficiais.

A falta de reconhecimento da realidade dos PCTAFs e dos contextos em que eles e elas estão inseridos faz com que a busca por direitos básicos de dignidade, de respeito aos modos vida e de conservação da natureza seja ainda mais desafiadora.

Como funciona o Tô No Mapa?

O aplicativo permite que o usuário defina o contorno da comunidade de diferentes formas: marcando os pontos no mapa, enviando arquivos que já contenham essas informações ou andando pelo território enquanto registra o percurso por meio do GPS do celular.

O App é de fácil acesso, gratuito e está disponível em versão iOS e Android.

A inclusão no Tô no Mapa não garante a legalização, titulação ou demarcação da terra pelo órgão competente, mas é fundamental para que grupos tradicionais, especialmente os mais ameaçados, passem a ser vistos como centro de atividades governamentais e de ações de proteção.

Como ajudar?

A missão desta campanha é informar aos Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores(as) Familiares sobre a ferramenta e auxiliá-los no caminho de visibilização, por meio do automapeamento. Sendo assim, você, organização ou profissional que trabalha de maneira direta ou indireta com essas populações, pode:

·Acionar a sua rede de contatos de líderes comunitários, ativistas e PCTAFs em geral para que saibam da campanha.

·Compartilhar os conteúdos da campanha em grupos de WhatsApp e do Facebook.

·Indicar os nossos contatos para quem mais se interessar em firmar parceria de divulgação desta campanha.

Saiba mais sobre o Tô no Mapa no site tonomapa.org.br

Baixe o App!

Android: bit.ly/3cwSKIU
iOS: https://apple.co/3dETDzK