Nota de pesar: Raimundo Apóstolo Santana

  junho 15, 2020

 

O Instituto Internacional de Educação do Brasil lamenta o falecimento de Raimundo Apóstolo Santana, Presidente da Cooperativa de Produtores Agroextrativistas do Oeste Amapaense (COOPETRAL), e externa sentimentos de pesar à família, amigos e companheiros do movimento social do Amapá.

Apóstolo, como era conhecido, foi líder do movimento das EFAs no Amapá, tendo sido um dos fundadores da Rede das Associações das Escolas Família do Amapá e da Escola Família da Perimetral Norte. Em sua trajetória política e social, foi um homem de vida pública dedicada aos mais simples, como ele era, e esteve sempre ao lado da luta pelo direito à educação do campo e por dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Foi um parceiro do IEB, sempre colaborativo nas reflexões e ações para o fortalecimento da agricultura familiar. A luta de Apóstolo e seus companheiros por uma educação diferenciada e assentada na realidade dos camponeses e camponesas do Amapá é traduzida no seu depoimento no livro de memória e história das EFAs do Amapá, publicado pelo IEB, no ano de 2016.

“Em 1988, a gente começou a dar aquela aula e essa posição política nossa era uma posição de rebeldia. Já que ninguém quer conversar com a gente, ninguém olha pra gente, a gente vai começar a dar aula assim no Pacuí, e quando a gente funcionar o Cachorrinho a gente vai funcionar do mesmo jeito, a gente vai preparar os meninos para ir fazer a prova do supletivo […]” (Raimundo Apóstolo Santana)

Que seu legado de luta continue nos movendo na construção do bem viver.
Apóstolo, PRESENTE!