Nota de pesar – Elias Manoel de Souza Parintintin

  julho 17, 2020

Guerreiro, contador de histórias, cantor, conselheiro, pai, avô, tio.  São muitas as representações citadas pelos parentes e amigos de seu Elias Parintintin, da aldeia Pupunha, na Terra Indígena Nove de Janeiro, Humaitá – AM, mais um indígena cuja vida foi levada pela Covid-19.

Elias Manoel de Souza Parintintin lutava contra a doença há algumas semanas, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu, falecendo nesta sexta-feira (17), aos 89 anos.

Símbolo da luta por direitos dos povos indígenas, protagonista em tantas manifestações para o povo Parintintin, o ancião também era quem puxava os cantos nos momentos de fé e tradição, sempre procurado pelos mais novos como conselheiro para conversas a respeito da tradição de seu povo.

“Seu Elias foi umas das lideranças fortes para os Parintintin, ele era aquela pessoa que quando a gente chegava, puxava para conversar e ficava horas e horas contando histórias”, conta o analista ambiental do IEB, Carlos Souza.

É com profunda tristeza e indignação que o IEB manifesta solidariedade à família de seu Elias. Desejamos que se sinta abraçada por todos nós e que o legado de seu Elias reverbere para sempre na luta pelo Bem Viver.

Seu Elias Parintintin, PRESENTE!