Mini-curso capacita agentes ambientais e lideranças indígenas em noções básicas de informática

  abril 23, 2019

Entre os dias 1º e 5 de abril, foi realizado na aldeia na aldeia Canavial, TI Ipixuna um minicurso de noções básicas de informática e oficina de GPS destinado a capacitar Agentes Ambientais Indígenas (AAIs), lideranças e jovens moradores da comunidade no manuseio do Microsoft Excel e Word, Power Point, e do GPS como ferramenta para a Gestão do Território da Terra Indígena Ipixuna. A iniciativa foi realizada através do Pequeno Projeto e faz parte do Nossa Terra: Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas do Sul do Amazonas elaborado pelo IEB e pela OPAN. Além de apoiado pela USAID, a atividade conta com a parceria das principais organizações indígenas do Sul do Amazonas, como a Funai e o ICMBio.

A comunidade indígena foi contemplada através do segundo edital que teve a finalidade de apoiar projetos para a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas no Sul do Estado do Amazonas, além de promover a melhoria na qualidade de vida dos indígenas que formam a base da FOCIMP, OPIAJ, OPIAJBAM, APITIPRE, APIJ, APITEM e OPIPAM, das calhas dos rios Purus e Madeira. Comunitário IDHETE TI Ipixuna.

A oficina de capacitação em GPS irá ajudar na realização de mapeamentos da TI, como atividades entre módulos no georreferenciamento dos castanhais e açaizais. O software Excel irá auxiliar na criação de planilhas eletrônicas e bancos de dados das informações coletadas em campo pelos AAI’s. Já o software Word auxiliará na formulação dos relatórios das atividades de monitoramento territorial e da produção de castanha do Brasil e açaí.

Nove indígenas da TI Ipixuna estão participando do Curso de Formação Continuada de Agentes Ambientais Indígenas Kagwahiwa, que ocorre no âmbito do Projeto SulAm Indígena — Implementando PGTAs nas Terras Indígenas do Sul do Amazonas. A ação, também desenvolvida desde janeiro de 2017 pelo IEB, conta com o apoio do Fundo Amazônia/BNDES e em parceria com a FUNAI, ICMBio e organizações indígenas.

A aldeia Canavial da Terra Indígena Ipixuna situa-se no Lago Uruapiara, com um total de 47 habitantes em uma área de 215.362,1079 ha e perímetro de 273.128,23 metros, homologada pelo Decreto de 3 de novembro de 1997.