“Iniciativa Açaí” se reúne para planejamento de projetos de apoio a produção e beneficiamento

  fevereiro 27, 2019

A “Iniciativa Açaí”, rede que visa promover o fortalecimento da cadeia de valor do açaí a partir das organizações comunitárias de unidades de conservação e terras indígenas, se reuniu nos dias 18 e 19 de fevereiro ocorreu em Candeias do Jamari (RO) para o planejamento da implementação dos quatro projetos de apoio a produção e beneficiamento do fruto nas reservas extrativistas e na terra indígena Rio Branco.

A rede de organizações é formada por três associações comunitárias da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema (AC), Reserva Extrativista do Lago do Capanã Grande (AM) e Terra Indígena Rio Branco RO). Também participa da iniciativa uma cooperativa da Reserva Extrativista Lago do Cuniã (RO).

As quatro organizações são apoiadas com recursos do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) viabilizados por meio de uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O IEB é responsável pela facilitação das reuniões do grupo de organizações, capacitação das lideranças e gestão financeira dos recursos destinados aos projetos da associação.