IEB é premiado por trabalho junto a instituições do município de Juruti, no Pará

  agosto 24, 2018

A parceria do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) com o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) rende bons frutos, o reflexo disso é a “Menção Honrosa” recebida pelo IEB. Em jantar de comemoração de uma década da entidade, o IEB recebeu a premiação na categoria “Melhor Parceria com Instituições Nacionais”, representando todas as instituições nessa categoria que já estiveram ou estão desenvolvendo ações na temática da sustentabilidade no município de Juruti, no Pará.

O evento, realizado em 20 de agosto de 2018 em Juruti, reuniu em torno de 200 pessoas do município paraense entre representantes de empresas, do poder público e da sociedade civil. Na ocasião ainda foi anunciada uma série de atividades que acontecerão ao longo mês. Uma delas é o Seminário “Educação, Participação e Desenvolvimento em Juruti”, que acontece nos dias 28 e 29.

O seminário ocorre em continuidade ao Projeto “Escola de Sustentabilidade de Juruti: Saber é poder!”, iniciado em janeiro deste ano em parceria entre IJUS, Instituto Alcoa e o IEB. O objetivo do Projeto é desenvolver a proposta de uma Escola para investimento em conhecimentos, habilidades e atitudes sobre empreendedorismo, sustentabilidade e liderança, baseada numa concepção participativa que reflita a realidade local.

Neste momento, está em fase de construção o projeto político pedagógico e o nivelamento de conceitos estruturantes para a criação da Escola, sendo o seminário o primeiro passo em prol da formação do Conselho Escolar. Manuel Amaral, coordenador do Escritório Regional de Belém, relata que esta etapa requer um diálogo amplo com a sociedade local de forma a aproximar os atores relevantes para o projeto na formação de um sentimento de pertencimento.