Gestores de Associações Indígenas participam de módulo de formação em Porto Velho

  julho 1, 2019

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) realizou módulo de gestão técnica e política para gestores de associações indígenas do Sul do Amazonas com foco no desenvolvimento de capacidades das organizações locais. As atividades foram realizadas com gestores vindos dos municípios de Humaitá, Lábrea, Pauini e Boca do Acre e fazem parte do Curso de Formação de Gestores de Associações Indígenas para implementar os Planos de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PGTA’s).

As atividades abordaram o papel dos dirigentes e conselheiros das associações; os conhecimentos técnicos que incluem a rotina administrativa, financeira e de planejamento dos dirigentes. Falaram ainda sobre o histórico de surgimento das associações e a legislação que rege seu funcionamento, além de discutir os princípios básicos do associativismo.

O curso de formação faz parte da implementação do Projeto de Gestão Territorial e Ambiental e conta com a participação da APITEM, APITIPRE, APIJ, OPIPAM, OPIAJ, OPIAJBAM e FOCIMP, com objetivo de fortalecer as associações indígenas por meio da formação continuada de seus gestores. Essas atividades integram o Programa Sul do Amazonas (SulAm), iniciativa do IEB, e conta com apoio do Fundo Amazônia que promove também o apoio à infraestrutura e à formação de agentes ambientais indígenas.