Contratação profissional: Designer / Community manager

  junho 12, 2020

1) Apresentação

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, bem como fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade. O IEB atua em rede, busca parcerias e promove a interação e intercâmbio entre organizações da sociedade civil, associações comunitárias, instâncias de governo e do setor privado, incorporando os saberes de parceiros, as diferentes culturas e o conhecimento tradicional e popular.

Há 21 anos o IEB investe nas pessoas e no apoio ao fortalecimento de instituições organizadas, estabelecendo relações entre a conservação dos recursos naturais e as dimensões econômicas, sociais e culturais da sustentabilidade. Com experiência reconhecida na criação de parcerias, é referência na liderança de consórcios e na articulação de entidades da sociedade civil, como organizações socioambientais, associações, cooperativas, empresas e governos. Os resultados dessas ações contribuem para a criação de espaços públicos de diálogo, a aproximação entre atores sociais e a efetivação de políticas públicas. Com sede em Brasília (DF), o IEB possui escritórios regionais instalados em Belém (PA) e Humaitá (AM), com atuação permanente nos estados do Pará, Amazonas e Amapá.

A missão do IEB é fortalecer os povos e comunidades e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. Para saber mais, acesse: www.iieb.org.br.

 2) Justificativa: descrição do projeto

A diversidade biológica amazônica sustenta inúmeras comunidades locais e amplas cadeias de valor globais. Povos indígenas e comunidades tradicionais que habitam áreas protegidas dependem dos produtos e dos serviços derivados desses territórios tanto para a provisão (alimentação), quanto para a comercialização (renda monetária). Estas populações possuem enorme participação na proteção e manejo dos recursos sociobiodiversos, contribuindo para o desenvolvimento de cadeias de valor de base florestal e comunitária. O desenvolvimento de cadeias de valor da sociobiodiversidade proporcionam segurança alimentar, renda e sustentabilidade ambiental para os povos e populações amazônicas.

O Projeto “Cadeias de Valor Sustentáveis e Gestão Territorial e Ambiental em Áreas Protegidas da Amazônia Brasileira” tem por objetivo conservar a biodiversidade de áreas protegidas da Amazônia e avançar na promoção do bem-estar e da autonomia de comunidades indígenas e tradicionais por meio da gestão territorial e ambiental de áreas protegidas e do desenvolvimento de cadeias de valor florestais culturalmente, economicamente e socialmente justas. Espera-se que a melhoria da qualidade da produção pelas comunidades, juntamente com o estabelecimento de práticas comerciais justas e transparentes, envolvendo mercados do setor público e privado, traga benefícios econômicos, ambientais e sociais para povos e comunidades tradicionais. O projeto terá duração de 2 anos e conta com financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, a USAID.

O IEB liderará um consórcio de parceiros para integrar o desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis à gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas, Reservas Extrativistas e Reservas de Uso Sustentável nos estados do Amazonas, Rondônia e Pará. O foco principal estará centrado nas cadeias da castanha-do-Brasil, pirarucu, açaí e madeira. O projeto trabalhará diretamente com 26 terras indígenas e 22 unidades de conservação localizadas em três estados da Amazônia brasileira – Rondônia, Amazonas e Pará -, envolvendo aproximadamente 400 comunidades tradicionais e indígenas.

Os parceiros do consórcio incluem a Operação Amazônia Nativa (OPAN), Pacto das Águas (Pacto), Fundação Vitória Amazônica (FVA), Memorial Chico Mendes (MCM), Instituto Floresta Tropical (IFT) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). A equipe técnica do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) estará envolvida no desenvolvimento e implementação de todas as atividades nas unidades federais de conservação. A equipe do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) fornecerá cooperação técnica ao IEB nas áreas de desenvolvimento da cadeia de valor e consolidação de coletivos de produtores.

3) Formação acadêmica e experiência de trabalho

Graduação em Design gráfico, Marketing, Publicidade ou áreas afins.

4)  Perfil desejado, requisitos Indispensáveis:

  • Aptidões tecnológicas em ferramentas de edição de som (Adobe audition e similares), imagem (Photoshop, Illustrator, AfterEffects, InDesign, Adobe Premiere), linguagem básica de HTML e aplicativos para produção de materiais gráficos, impressos e virtuais.
  • Criatividade, interesse e pesquisa em novas linguagens e novas mídias
  • Noções de ferramentas de publicação e monitoramento
  • Interesse pela área socioambiental.
  • Criatividade para propor conteúdo em formatos inovadores e novas mídias, para atingir diferentes públicos
  • Conhecimentos em ferramentas de publicação, como WordPress e gerenciador de anúncios do Facebook e Instagram

Conhecimentos desejáveis

  • Experiência em organizações da sociedade civil.
  • Experiência com povos e comunidades tradicionais.
  • Captação de imagens em campo para a produção de vídeos com equipamento profissional.
  • Compreensão do idioma Inglês.

5)  Atribuições

O profissional selecionado deverá executar atividades de comunicação institucional, realizando tarefas como:

  • Produção de materiais gráficos para os programas da instituição, como cartilhas, folders, panfletos, apresentações em Power Point e cards para redes sociais
  • Edição de áudio e produção de podcasts, edição de vídeos curtos e inserção de elementos gráficos em material audiovisual, como legenda e vinheta
  • Postagem de conteúdo em nossas redes sociais, acompanhamento das mesmas e eventuais respostas aos seguidores
  • Impulsionamento de publicações e acompanhamento
  • Gerenciamento de redes, monitoramento de resultados

6)  Condições de Contratação

  • Salário compatível ao mercado.
  • Contratação em regime autônomo, com pagamento mediante apresentação de nota fiscal.
  • As atividades acima previstas serão desenvolvidas nas instalações físicas em Brasília e o profissional terá à sua disposição recursos humanos e equipamentos necessários para o desenvolvimento de seu trabalho.

7) Procedimentos para envio das candidaturas

Os interessados devem enviar:

  1. a) Currículo de no máximo 02 páginas;
  2. b) Carta de intenções que manifeste os motivos de querer trabalhar no projeto. Na carta deve constar a pretensão salarial.
  3. c) Contatos de pelo menos dois profissionais que possam fornecer referências sobre o candidato;
  4. d) As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 21 de junho de 2020.
  5. e) As candidaturas deverão ser enviadas para [email protected], [email protected] e [email protected] com o assunto: ““Vaga – Designer para equipe de Comunicação

O IEB entrará em contato até o dia 30 de junho de 2020 com os candidatos selecionados.

Início do trabalho: início de Julho de 2020.