Curso de manejo florestal gera benefícios sociais, econômicos e ambientais às comunidades

  abril 5, 2019

Durante os dias 2 e 3 de abril, educandas e educandos do Formar Gestão realizaram a atividade do Tempo Comunidade, parte do segundo círculo formativo do curso, que contou com um exercício prático voltado às dinâmicas administrativas e financeiras dos empreendimentos comunitários. As seis comunidades detentoras dos planos de Manejo dentro da Resex Verde para Sempre realizaram suas prestações de contas junto ao Conselho Deliberativo (CD) da unidade.

As lições e aprendizados desse processo são vistos como positivos pelos educandos e educandas, que responderam aos questionamentos dos conselheiros não somente em relação aos custos do manejo florestal, mas também fazendo reflexões sobre a importância dessa cadeia produtiva na região e a necessidade de terem cada vez mais ações formativas sobre o tema em todas as suas dimensões.

“Melhoria de qualidade de vida, não é só receber dinheiro. A análise da sustentabilidade do manejo não deve ser resumida ao ganho financeiro. É preciso levar em conta todos os benefícios sociais, econômicos e ambientais do manejo naquela comunidade, como o conhecimento adquirido durante o processo de debate coletivo” enfatiza conselheira Maria Creusa.

Além da prestação de contas, foi apresentado o histórico do manejo florestal sustentável na Resex e constituído o Grupo de Gestão Florestal (GGF), composto pelos representantes dos seis empreendimentos, CDS, IEB, IFT, ICMBio e demais parceiros envolvidos na facilitação e assessoria destinadas à gestão da floresta.

Marcos Silva, representante do IEB, enfatiza que “o objetivo do GGF é justamente garantir que os processos de tomada de decisão sobre a gestão do manejo florestal aconteçam de forma transparente e com o maior benefício possível para as comunidades. Durante as reuniões, por exemplo, discute-se as condições mínimas para o diálogo com o segmento empresarial para a comercialização da produção, as quais são formalizadas nos contratos estabelecidos”.

Dentre as principais recomendações do CD da Resex, está a garantia de mais transparência ao processo por meio de boletins noticiosos e da divulgação nos sites do próprio ICMBIO e das instituições parceiras, para difundir as informações sobre o que ocorre dentro da unidade e seu potencial produtivo. A próxima reunião do conselho ocorrerá em agosto, quando serão retomados os debates sobre os processos produtivos da Resex Verde para Sempre.

FORMAR GESTÃO

O Curso de Formação Continuada em Gestão de Empreendimentos Comunitários (Formar Gestão) é uma iniciativa do IEB e IFPA-Campus Castanhal e tem o objetivo de aumentar a autonomia das organizações comunitárias para a gestão dos empreendimentos. A turma da Resex Verde para Sempre, em Porto de Moz (PA), é implementada em parceria com o Comitê de Desenvolvimentos Sustentável (CDS) de Porto de Moz e o Projeto Bom Manejo 2, desenvolvido pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) e Embrapa. Além disso, conta com a parceria do Instituto Conexsus, do FSC, do IMAFLORA, do Serviço Florestal Americano, do ICMBio e recebe apoio financeiro da USAID, CLUA e ITTO.