Aula inaugural do Formar Gestão reforça relação entre empreendimentos comunitários e direito à terra na Amazônia

  julho 1, 2021

A mesa de abertura era do Formar Gestão, o Programa de Formação Continuada em Gestão de Empreendimentos Comunitários na Amazônia, mas os clichês do empreendedorismo não estiveram presentes desta vez.

Muito pelo contrário. Quando se trata de povos e comunidades tradicionais na Amazônia, os conhecimentos sobre gestão de empreendimentos atravessam temas como o direito à terra, o bem viver, o cuidado com o próximo e o respeito aos modos de vida de quem vive da floresta enquanto a mantém em pé. E as falas durante a mesa de abertura do curso que começou oficialmente nesta quarta-feira (30/6) deixaram claro como os assuntos se relacionam.

“Quem já disputou território para ter um lugarzinho para botar sua casa, para coletar sua castanha, para coletar seringa, para pescar seu peixe, sabe o que significa ter o território garantido. Fazer o Formar Gestão é gerir, principalmente, para garantir os nossos territórios. Sem essa garantia, as outras coisas não acontecerão”, discursou Adevaldo Dias, liderança extrativista do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).

João da Mata, servidor do ICMBio, aproveitou a deixa e lembrou que os nomes que chamam atenção como o caso da gestão de empreendimentos comunitários, nada mais são do que “cuidar do que é nosso”. “Gestão é cuidar, é tomar de conta”, resumiu.

Confira acima o vídeo da Mesa de Abertura do Formar Gestão

Já Nicélio Jiahui, do povo Kawahiva e coordenador secretário da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), reforçou a importância da formação para os empreendimentos indígenas e a sua relação com a mãe de todas as lutas, a luta pela terra.

“A gente precisa aprofundar mais os conhecimentos, não só os culturais”, disse Nilcélio. “Nós vamos continuar a luta em defesa do nosso território, da demarcação das nossa terras e do desenvolvimento social do bem viver, e o conceito dos cursos de gestão proporcionados pelas organizações indigenistas são sempre bem-vindos. Precisamos fortalecer ainda mais esse canal de formação da sociedade civil para os povos tradicionais”, concluiu.

O Formar Gestão, é um dos cursos mais robustos da Plataforma Formar, o ambiente virtual de aprendizagem do IEB, que já conta com cinco formações diferentes desde o início da pandemia. São quatro módulos temáticos, com oito aulas semanais cada, e atividades práticas entre eles.

“Esse curso é inédito. É o primeiro curso virtual sobre esse tema na Amazônia com essa quantidade de empreendimentos”, diz Andreia Bavaresco, coordenadora técnica do IEB.

A formação conta com 51 participantes – 26 homens e 25 mulheres – com vivências diversas nas cadeias de valor da castanha, do açaí e do pirarucu. Destes participantes, 40 são representantes de empreendimentos comunitários e os outros 11, representantes de organizações de assessoria que compõem o Comitê Pedagógico e são parceiros do IEB na concepção e organização do curso.

“Acredito que nesses nove meses a gente vai construir muito conhecimento e saberes juntos criando musculatura em torno desses empreendimentos para que possam dialogar de forma equitativa, de igual para igual, com o tal do mercado no mundo dos negócios” prevê Andreia, reforçando o DNA participativo das metodologias de formação do IEB, desde sua concepção, passando pela formação em si e as etapas de disseminação nos territórios dos conteúdos cocriados em aula.

O Formar Gestão faz parte do Projeto “Promoção de Cadeias de Valor Sustentáveis e Gestão Territorial e Ambiental de Áreas Protegidas”, que é fruto da parceria entre o Governo Brasileiro e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID. O curso é coordenado pelo IEB, o Instituto Internacional de Educação do Brasil, por meio do envolvimento de um Comitê Pedagógico formado pela Operação Amazônia Nativa, Fundação Vitória Amazônica, Pacto das Águas, Memorial Chico Mendes, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, ICMBio, e Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS).


CONHEÇA OS MÓDULOS TEMÁTICOS DO FORMAR GESTÃO

Módulo 1
Cuidando dos Valores
Este módulo tratará da história econômica da Amazônia e o papel das organizações comunitárias para a consolidação das cadeias de valor na conservação da biodiversidade, na melhoria da qualidade de vida e no fortalecimento das economias locais e familiares de populações tradicionais na Amazônia. A ideia é uma reflexão dos cursistas sobre o seu empreendimento e sua realidade, projetando seu papel e de seu empreendimento em um contexto mais amplo da Amazônia.

Módulo 2
Cuidando da Casa
O segundo módulo tratará da governança dos empreendimentos. Como eles empreendimentos podem alinhar a forma de atuação internamente, como se dá a distribuição de papéis, a participação nas decisões, a relação com associados, o trabalho em redes, e a atuação relacionada a políticas públicas.

Módulo 3
Cuidando dos Números
O terceiro módulo mergulha no tema caro das finanças: a organização do dinheiro, controle de custos, a contabilidade, o fluxo de caixa, questões de crédito, formas de financiamento, formação de capital de giro, pagamentos e outros assuntos relacionados.

Módulo 4
Cuidando das Vendas
O quarto e último módulo é sobre comercialização: a história da formação e como funciona o mercado, economia solidária, o acesso a mercados diferenciados, contratos, publicidade, e vendas pela internet.

Percurso Formativo do Formar Gestão