Assembleia Geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira elege nova diretoria

dezembro 16, 2020

Luana Luizy- assessora de comunicação IEB

Na luta pelo Bem Viver das comunidades, nova composição da organização promete avançar nas pautas das mulheres indígenas

Mulheres indígenas dos nove estados da região Amazônia estiveram reunidas em Assembleia Geral virtual, que elegeu a nova diretoria da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB) no dia (25) de novembro.

A nova diretoria comandará a gestão de 2021 a 2024, com representantes dos estados: Roraima, Acre, Mato Grosso, Pará e Maranhão. Telma Taurepang se reelegeu como coordenadora geral e acredita que a nova composição avançará ainda mais nas pautas das mulheres indígenas: “A meta continua sendo a luta pelo Bem Viver das nossas comunidades e aldeias, a luta pela educação e saúde. Fazer com que nós sejamos fortalecidas em quaisquer espaços que ocupemos”, afirmou Telma.

Em meio à pandemia, as mulheres indígenas mostraram a sua força e capacidade de mobilização com a Assembleia online, que conseguiu reunir 68 pessoas. Sonia Guajajara esteve presente na Assembleia e saudou a luta das mulheres indígenas brasileiras:

Nessa pandemia, o que se evidenciou foi o nosso protagonismo. Fazemos a articulação política e ainda ficamos em casa cuidando da família, da casa e roça. Isso mostra como a gente se inova, se reinventa em cada desafio. Ainda precisamos de coragem pra enfrentar o machismo, onde quer que ele esteja”, reiterou Sonia Guajajara.

Parceria

O SCIOA – sigla em inglês, que significa “Fortalecimento de Capacidades das Organizações Indígenas da Amazônia” –, é um projeto que visa a contribuir para o protagonismo e a governança dos povos indígenas da região Amazônia, da PACT World, financiada pela USAID.

Como resultado dessa parceria da PACT e do IEB, a UMIAB participa desse projeto, a fim de  fortalecer suas capacidades e instrumentos para lutar pelos direitos das mulheres indígenas, como explica a assessora do Programa Povos Indígenas do IEB , Sara Gaia:

É a mulher indígena que é a revolução. E, ao meu ver, temos que contribuir para esparramar isso pelo mundo. Esse projeto com a UMIAB veio de uma parceria institucional, em que o grande desafio era juntar essa mulherada de nove estados. Foi um caminho muito acertado; hoje vemos a UMIAB como essa possibilidade de articulação, que tem mostrado a sua força e criatividade. O IEB se sente muito honrado em ser um parceiro dessa organização”, pontuou.

Confira aqui a nova composição 2021-2024 da UMIAB- Nova diretoria  eleita:

Coordenadora Geral – TELMA TAUREPANG/RR

Vice Coordenadora – EDNA SHANENAWA/AC