Livros

Livros

Educação do Campo na Amazônia: a experiência histórica das Escolas Famílias do estado do Amapá

A publicação descreve a trajetória destas escolas a partir da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em conjunto com organizações sociais e setores progressistas da igreja católica. A publicação lança um olhar sobre os dilemas das EFAs e resgata o  histórico da educação do campo no Amapá com depoimentos de personagens históricos que acreditaram e construíram uma alternativa educacional para o meio rural brasileiro.

Livros

Plataforma Socioambiental do Amapá

A publicação é resultado do “FormAção”, um processo formativo voltado a lideranças comunitárias do Amapá (FormAção), desenvolvido em 2015 pelo IEB. O conteúdo reúne as potencialidades, ameaças e desafios socioambientais do estado. Ao mesmo tempo, lança reflexões sobre o papel dos sujeitos políticos locais, a importância da luta coletiva e do olhar crítico sobre o modelo de desenvolvimento da região.
Livros

Governança socioambiental na Amazônia: Agricultura familiar e os desafios para a sustentabilidade em São Félix do Xingu – Pará

A obra reúne uma série de dados e análises do segundo maior município paraense, marcado por uma trajetória de impactos socioambientais e lutas por um ambiente mais sustentável na região.
Livros

Educação do Campo, Formação Profissional e Agroecologia na AMAZÔNIA:Saberes e práticas pedagógicas

O Livro Educação do Campo, Formação Profissional e Agroecologia na Amazônia: saberes e práticas pedagógicas traz artigos produzidos da relação do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia – NEA com o território onde se insere o conjunto dos atores sociais responsáveis pela construção de importantes conhecimentos tradicionais na Amazônia.
Livros

Lideranças 2015

Este livreto é uma homenagem às quinze lideranças que participaram do programa em 2015. São homens e mulheres extrativistas, indígenas, ribeirinhos e trabalhadores rurais que com sabedoria e coragem representam os interesses coletivos de seu povo; lutam incansavelmente pelo acesso a direitos básicos; e travam batalhas contínuas na busca de mais qualidade de vida para suas regiões, no Pará e no Amazonas, áreas calejadas pelos impactos dos grandes empreendimentos de infraestrutura, do desmatamento e das disputas territoriais.
Livros

Relatório de avaliação do Programa Beca

A publicação recupera os cinco anos de história do Programa Bolsas de Estudo para a Conservação da Amazônia (BECA), como foi implementado e apresenta as conquistas e aprendizados.
Livros

Conflitos agrários e ordenamento territorial em Boca do Acre-AM

A publicação apresenta os principais conflitos fundiários e as situações de violência no município de Boca do Acre, no Amazonas e as ações efetivas que estão sendo realizadas visando o ordenamento territorial do município.
Livros

Formar Florestal: Lições e aprendizados

Formar Florestal é uma experiência de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF) de jovens e adultos, a partir do conhecimento de aspectos técnicos, organizacionais, políticos e culturais, a fim de fortalecer o manejo e a governança florestal no Estado do Pará. Nesta publicação resume-se a experiência de duas edições dessa iniciativa (2014 e 2015), com a formação de 50 educandos (as) que dialogaram com educadores de diversas áreas do conhecimento.
Livros

Fórum Diálogo Amazonas: regularização fundiária urgente! - mobilização social e inovação processual para a garantia de direitos territoriais de comunidades tradicionais do Amazonas

O livro relata a experiência do Fórum Diálogo Amazonas, um espaço de negociação criado em 2011 e que reúne os órgãos públicos responsáveis pela questão fundiária, lideranças das populações tradicionais e de organizações da sociedade.
Livros

Propostas de Implementação da PNGATI na Amazônia

A publicação reúne um conjunto de informações fundamentais para o avanço e consolidação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) nos estados de Rondônia, Sul do Amazonas e Roraima. As propostas são resultantes das pesquisas colaborativas desenvolvidas pelos participantes do Curso Básico de Formação em PNGATI, realizado em Rondônia, Sul do Amazonas e Roraima.
Livros

Processo de construção da sustentabilidade em São Félix do Xingu-PA

Nessa publicação o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) resgata as motivações e como diferentes segmentos envolvidos com município de São Félix do Xingu (PA) passaram a buscar um futuro diferente da realidade existente na região, marcada por problemas socioeconômicos e pelo desmatamento.
Livros

Diagnóstico e Elaboração Participativa do Plano de Desenvolvimento da Pesca no Município de Lábrea-AM

O livro apresenta a contribuição do Grupo de Trabalho da Pesca na elaboração participativa do Plano de Desenvolvimento da Pesca no município de Lábrea.
Livros

Diagnóstico da cadeia produtiva da madeira no município de Lábrea-AM

A publicação apresenta o estudo da cadeia produtiva da madeira em Lábrea com o objetivo de criar e implementar políticas públicas e ações para incentivar uma produção sustentável no município.
Livros

Relatório do seminário de Repactuação da Agenda do Manejo Florestal Comunitário e Familiar na Amazônia: 2015-2018

O relatório faz uma retrospectiva da articulação da sociedade civil em torno do MFCF e aborda as principais discussões promovidas no Seminário. Ele também apresenta a carta de Brasília, um documento construído durante o evento e que compila as reivindicações em torno do Programa Federal do MFCF.
Livros

Lideranças 2014

Este livreto é uma homenagem às quinze lideranças que participaram do programa Liderar em 2014. São homens e mulheres extrativistas, indígenas, ribeirinhos e trabalhadores rurais que com sabedoria e coragem representam os interesses coletivos de seu povo; lutam incansavelmente pelo acesso a direitos básicos; e travam batalhas contínuas na busca de mais qualidade de vida para suas regiões, no Pará e no Amazonas, áreas calejadas pelos impactos dos grandes empreendimentos de infraestrutura, do desmatamento e das disputas territoriais.
Livros

Do ponto de vista legal: Acesso à terra e meio ambiente para agricultura familiar do Alto Xingu

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lança a cartilha “Do ponto de vista legal: acesso à terra e meio ambiente para agricultura familiar do Alto Xingu, que visa estimular, auxiliar e indicar o fundamento legal, orientando e ajudando os pequenos agricultores da região do Alto Xingu, no sudeste do Pará (municípios de Altamira, São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte) a atuarem com respeito ao meio ambiente e à legislação. O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) está entre os parceiros que contribuiu para realizar essa publicação.
Livros

Preservar para viver: a experiência da preservação de quelônios no Rio Ituxi em Lábrea (AM).

O livro conta a história do Projeto Preservida, uma iniciativa dos comunitários que vivem na Reserva Extrativista do Rio Ituxi, em Lábrea, no sul do Amazonas, berço de várias espécies de bichos de casco, como são conhecidos na Amazônia o grupo de répteis chamado de quelônios. Com depoimentos dos moradores do Rio Ituxi, o livro conta a história de luta da população para que as próximas gerações ainda tenham a oportunidade de ver as tartarugas da Amazônia.
Livros

Fortalecimento Institucional e Criação de Espaço Público: Sistematização da Experiência em Barcarena, Pará

Esta sistematização retrata o processo que conduziu à construção do Fórum Intersetorial de Barcarena, no Pará. Ela apresenta o caminho percorrido e que permitiu criar as condições para que, num contexto de tantos conflitos, organizações da sociedade civil, empresas e poder público local se propusessem a discutir os problemas e pactuar soluções, num esforço de superar as diferenças históricas, mas principalmente baseados num convencimento de que é preciso construir outra lógica para o atual modelo de desenvolvimento do município, fazendo-o, de fato, sustentável.
Livros

Os Desafios da Educação Profissional para o Manejo Florestal Comunitário e Familiar: sistematização da experiência do IFPA – Campus Castanhal/PA

A sistematização da experiência do IFPA-Campus Castanhal apresentada nesta publicação foi construída a partir dos olhares dos educandos, dos educadores e dos técnicos do IEB sobre a formação em Manejo Florestal Comunitário e Familiar no instituto. O objetivo é relatar as experiências vivenciadas pelos educandos e educadores do curso Técnico em Florestas e ressaltar a importância das parcerias com os diferentes setores, os desafios enfrentados e as oportunidades que o setor proporcionará.
Livros

Sociedade, Florestas e Sustentabilidade

Esta coletânea de textos reúne as con- ferências que foram apresentadas na me- sa-redonda “Sociedade, Florestas e Sus- tentabilidade1”, durante o VI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Ambiente e So- ciedade (ANPPAS), realizado em Belém-PA, no dia 20 de setembro de 2012, e outros que, mesmo não tendo participado da referida discussão, possuem uma ligação estreita com a temática debatida.
Livros

Apoio a organizações comunitárias na Amazônia: a experiência do Programa de Pequenos Apoios na região de influência da BR-319 (Amazonas-Rondônia)

A concepção e a implantação de um fundo de pequenos apoios voltado para organizações comunitárias da Amazônia é uma das iniciativas mais promissoras no campo do desenvolvimento institucional e organizacional da sociedade civil da região. Esta publicação representa um registro crítico, de cunho avaliativo e analítico, voltado para a implementação desse fundo.
Livros

Seminário Gestão Participativa de unidades de conservação no sul do Amazonas, nordeste de Rondônia e norte do Mato Grosso

O Seminário foi concebido como um espaço de debate, de troca de experiências, e de busca de alinhamento conceitual entre os gestores públicos das unidades de conservação federais e estaduais. Esta publicação apresenta os resultados das discussões ao longo do evento.
Livros

Trilhas da Regularização Fundiária para comunidades nas florestas Amazônicas

A publicação é um guia com o passo a passo da regularização fundiária e tem o objetivo de ajudar as comunidades do Amazonas a superar as barreiras burocráticas e, ao mesmo tempo, fortalecer a organização comunitária e o movimento social de luta pelo direito ao ordenamento de seus territórios.
Livros

Projeto de Fronteiras Florestais

Esta publicação registra a sistematização da implementação do “Projeto Fronteiras Florestais: Promovendo a inclusão socioambiental das populações em zonas de ocupação da Amazônia brasileira”, por meio da gestão territorial e adoção de práticas de manejo sustentável dos recursos florestais.
Livros

Contribuição de organizações de base territorial para a governança socioambiental

A proposta desta publicação é promover a reflexão sobre a questão da atuação das organizações de base local para assumir a governança socioambiental de determinado território.
Livros

Opções sustentáveis - manejo e cultivo de açaí na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas

Explica as boas práticas no plantio do açaí e mostra o exemplo da comunidade do Paraizinho e da comunidade do Flexal.
Livros

Em busca de qualidade - experimentos participativos de cultivo e beneficiamento de cacau em Humaitá, na calha do rio Madeira

Com o exemplo da comunidade do Pacoval, próxima do município de Humaitá, o livro mostra a experiência da comunidade no cultivo consorciado do cacau e da banana.
Livros

Promessas de sustentabilidade - sistemas agroflorestais de várzea e de terra firme na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas

O livro explica como implantar um sistema agroflorestal e faz uma avaliação das vantagens e desvantagens dos SAFs.
Livros

Produção de Hortaliças no Alto Xingu

Guia com dicas para o cultivo da cebolinha, do coentro, do repolho, entre outros.
Livros

Beneficiamento de Polpas de Frutas

O livro mostra as etapas de produção, a higiene e a qualidade do produto. O livro aborda também os custos de investimento e produção, com os cálculos do que pode ser gasto para montar um negócio.
Livros

Cultivo e Manejo de Cacaueiros

O livro é um guia com o passo-a-passo para agricultores que querem aprender mais o sobre cultivo do cacau desde a formação das mudas até a comercialização.
Livros

Encontro dos Conselheiros Extrativistas do Sul do Amazonas

Entre os dias 9 e 11 de novembro de 2011, Lábrea, cidade do sul do estado do Amazonas,foi sede do Encontro dos Conselheiros Extrativistas do Sul do Amazonas e norte de Rondônia. O encontro foi fruto de uma demanda das lideranças comunitárias para abrir um espaço em que os conselheiros pudessem expressar suas preocupações acerca da forma de gestão feita atualmente em cada Unidade Conservação.
Livros

Garah Itxa

Esta publicação apresenta as principais realizações do Projeto Garah Itxa em seus três anos de operação, tendo como ponto focal o conceito de “corredores etnoambientais”.

Livros

Posicionamento da Rede da Sociedade Civil Pró-Fórum em Barcarena

O livro evidencia a proposta de implantação de um Fórum de diálogo que busque mudanças socioambientais em Barcarena, a partir do envolvimento do estado, empresas e sociedade civil.
Livros

Covema

O livro conta a história bem sucedida sobre os caminhos e os desafios que as lideranças comunitárias da região tiveram para conquistar a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira, nos municípios de Novo Aripuanã e Manicoré, no sul do Amazonas.
Livros

Floresta em Pé

O livro apresenta em quatro capítulos a concepção do Projeto Floresta em Pé e o diagnóstico do setor florestal na região de atuação do projeto.
Livros

Cruzando Saberes: Etnoecologia e Caça no Rio Cuieiras

A bolsista do programa BECA, Bolsas de Estudo para a Conservação da Amazônia, Marilena Altenfelder de Arruda Campos, foi a vencedora do Prêmio Beca de melhor dissertação de mestrado. Como prêmio, a autora recebeu o apoio para publicar sua. O livro, por meio dos saberes ecológicos e das estratégias dos caçadores do Rio Cuieiras/AM, Aponta que é necessário o estabelecimento de um diálogo entre os saberes, não somente no sentido de construção conjunta com os povos, numa relação mais harmoniosa e economicamente mais eficaz no manejo dos recursos naturais, como também entre as diferentes disciplinas que se envolvem com o tema, como a biologia da conservação, a antropologia, a ecologia humana e a etnoecologia.
Livros

Etnozoneamento Paiterey Sete de Setembro

Os Paiter são descritos como patrilinear, e seu sistema baseado em clãs é o que define a organicidade e os aspectos políticos desse povo, e os fortalece nas lutas pro seus direitos. Na Assembléia realizada no período de 10 a 12 de novembro de 2010, os Paiter retomaram sua forma de organização ancestral e aprovaram durante o evento sua forma de governança. Almir Narayamoga Surui foi escolhido o Labiway e Saga, líder geral do povo Paiter. A publicação é uma realização da Associação Kanindé, Metareilá e ACT Brasil, organizada e revisada por Ivaneide Bandeira Cardozo. Conta com o apoio da USAID, Amigos da Terra Suécia, Gordon and Betty Moore Foundation e Consórcio Fortis (IEB).
Livros

Associação é para fazer juntos

Escrito pelo cientista social e consultor em gestão de associações, José Strabeli, o título deste livro já sugere o que é destacado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados. Na forma de narrativa do desenvolvimento da fictícia Associação Jequitibá, trata dos processos e exigências para a criação de uma associação, ferramentas de diagnóstico participativo, planejamento, elaboração e execução de projetos, gestão administrativa e financeira, além de possíveis problemas enfrentados pelas associações nessa trajetória.
Livros

Organização Social na Amazônia: uma experiência de associativismo na RDS do Rio Madeira

Organizado pela assistente de campo do IEB Roberta Amaral de Andrade, com o apoio da Apramad ( Associação dos Produtores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira), o livro conta a história bem sucedida sobre os caminhos e os desafios que as lideranças comunitárias da região tiveram para conquistar a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira, nos municípios de Novo Aripuanã e Manicoré, no sul do Amazonas.