Consórcio Paisagens Indígenas Brasil

Liderado pela The Nature Conservancy (TNC), o Consórcio Paisagens Indígenas Brasil tem como parceiros o IEB; a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); o Conselho Indígena de Roraima (CIR); e o Instituto de Pesquisa.

Consórcio Paisagens Indígenas Brasil

Objetivos

Criado em 2008, o Consórcio Paisagens Indígenas Brasil (PIB) é coordenado pela The Nature Conservance (TNC) e tem a missão de fortalecer as organizações e comunidades indígenas da Amazônia brasileira. Financiado pela USAID, o PIB se propõe a fazer com que os povos indígenas assumam a liderança na gestão de suas terras e na elaboração de políticas públicas específicas e aprimorar a proteção ambiental e a gestão territorial nos mosaicos de atuação do consórcio.

Áreas de atuação

 O PIB atua em dois mosaicos, que englobam territórios indígenas e áreas protegidas: nordeste do estado de Roraima e Oiapoque, no extremo norte do estado do Amapá. No total, a área de projeção do Consórcio chega a 3,5 milhões de hectares de floresta amazônica.

Em ambos os mosaicos, o PIB trabalha diretamente com as comunidades e organizações locais no fortalecimento de suas capacidades de ação e gestão.

 Atividades

- Mapeamento participativo nos dois mosaicos, em coordenação com as comunidades e organizações locais;

- Capacitação de pesquisadores e agentes ambientais voluntários indígenas nas comunidades;

- Atividades que apoiam o manejo e a conservação de recursos naturais importantes para as comunidades como, por exemplo, quelônios e abelhas nativas sem ferrão.

Centro Amazônico de Formação Indígena

Desenvolvido e criado no ano de 2006 em Manaus/AM, por meio da parceria entre a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COAIB) e a The Nature Conservance (TNC), com apoio da USAID, o Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI) tem total apoio do PIB. O Centro é uma conquista do movimento indígena amazônico, onde lideranças das organizações de base da COIAB têm formação técnica e política, com uma pedagogia diferenciada que valoriza os conhecimentos tradicionais e como trabalhar em prol de suas comunidades. Com apoio do PIB, 141 jovens já participaram das atividades do CAFI em Manaus e outros 22 participantes receberam capacitação em cursos descentralizados. Atualmente o CAFI oferece treinamento em Gestão Etnoambiental e Gestão de Projetos, além de cursos descentralizados, próximos às sedes das organizações, nas Terras Indígenas. O IEB colabora com a definição do programa e da metodologia do Centro, ao lado da TNC, organização líder do Consórcio, e de outros parceiros da COIAB, como o IPAM e o IDESAM.


Organizações Parceiras

 


Apoio