Projetos IEB Belém

Desde 2005 o IEB possui uma representação na capital paraense, Belém. 

Presente em Belém (PA) desde 2005, o IEB realiza na região projetos ligados ao manejo florestal comunitário e de fortalecimento institucional. As ações do IEB Belém partem da observação da realidade local, afim de subsidiar ações de controle social à formação sociopolítica e ambiental em espaços formais e informais. Esta última concretizada por meio de cursos, intercâmbios, oficinas, seminários, bolsas de estudo, entre outras formas de capacitação.

O IEB Belém também atua mobilizando sujeitos locais e extra-locais de empresas, do Estado e organizações sociais. O instituto ainda fortalece iniciativas produtivas sustentáveis por meio da facilitação do acesso a aporte financeiro, assessoria técnica e organizacional. Além disso, o IEB Belém está presente em ações de disseminação de informações ligadas aos temas geradores para diferentes públicos, construindo instrumentos de comunicação para o fortalecimento dos sujeitos sociais.

Ações estratégicas de intervenção do escritório regional de Belém

1. Estudos: Realizar uma leitura da realidade local para subsidiar as ações de controle social nos temas geradores.

2. Apoio à Formação:  Realizar ações de formação sociopolítica e ambiental em espaços formais e informais a partir de cursos, intercâmbios, oficinas, seminários, bolsas de estudo, etc.

3. Articulação intersetorial e interinstitucional: Realizar ações de mobilização dos sujeitos locais e extra-locais, dos diferentes setores da sociedade (empresas, Estado e organizações sociais), para uma atuação coletiva em torno de um tema gerador.

4. Ações de fomento: Fortalecer iniciativas produtivas sustentáveis mediante a facilitação de acessos a aporte financeiro, assessoria técnica e organizacional.

5. Comunicação: Disseminar informações ligadas aos temas geradores para diferentes públicos, por meio da construção de instrumentos de comunicação para o fortalecimento da intervenção dos sujeitos sociais.

 

Projetos de Fortalecimento Institucional em Barcarena

Este projeto visa promover o fortalecimento das instituições do município, por meio da capacitação das organizações da sociedade civil, para que se tornem aptas a organizar, planejar e executar projetos para o enfrentamento dos problemas socioambientais.

Governança Florestal na BR 163

Fortalecimento da Governaça Florestal na BR 163, Pará.

Fortalecimento da Gestão dos Recursos Naturais no Marajó

O Projeto visa o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Naturais no Marajó, especificamente nos municípios de Melgaço, Portel, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Breves e Gurupá.

Projeto Embarca Marajó

O objetivo do projeto Embarca Marajó é implementar ações socioeconômicas e ambientais, visando o desenvolvimento local sustentável do território marajoara, integrado à políticas públicas, especialmente nos municípios onde trafega a Agência-Barco Ilha do Marajó: Bagre, Breves, Curralinho, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

Projeto Amapá Sustentável

O projeto Amapá Sustentável propõe fortalecer processos locais de articulação entre sociedade civil, comunidades e estado, com o objetivo de implementar uma agenda socioambiental no Amapá.

Projeto Xingu Ambiente Sustentável

O objetivo do projeto é fortalecer as organizações da sociedade civil para que elas protagonizem a agenda de combate ao desmatamento no território da Bacia do Xingu (municípios de Tucumã, Ourilândia, Porto de Moz, Medicilândia, Brasil Novo, São Félix do Xingu e Altamira).