Projetos Anteriores

Bacias

Desenvolver Planos de Recuperação para Microbacias mediante a articulação de comunidades, gestores públicos e atores locais, colaborando na implementação e fortalecimento do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá.

Bolsa Verde

O projeto visa desenvolver um Programa de Capacitação Ambiental, voltado para os beneficiários do Programa Bolsa Verde (integrante do Programa Brasil sem Miséria do Governo Federal).

Caleidoscópio

Desde o ano 2000 o IEB realiza cursos e oficinas de capacitação que reúnem e integram indivíduos em redes de pessoas e saberes capazes de transformar realidades e influenciar mudanças no cenário socioambiental brasileiro.

Conservação da Biodiversidade em Terras Públicas

O Projeto “Conservação da Biodiversidade em Terras Públicas na Amazônia”, tem como objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade e a gestão de terras públicas no sudoeste da Amazônia brasileira, em especial Terras Indígenas.

Consórcio Fronteiras Florestais

Promove a inclusão sócio-ambiental das populações em zonas de ocupação da amazônia brasileira por meio da gestão territorial e adoção de práticas de manejo sustentável.

Consórcio Garah Itxa

O termo Garaitxa (lê-se Naraitxa) da língua indígena Suruí significa “juntos com a floresta” e simboliza o consórcio liderado pelo IEB, que tem por objetivo a gestão dos territórios indígenas.

Consórcio Paisagens Indígenas Brasil

Liderado pela The Nature Conservancy (TNC), o Consórcio Paisagens Indígenas Brasil tem como parceiros o IEB; a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); o Conselho Indígena de Roraima (CIR); e o Instituto de Pesquisa e Formação.

Florestabilidade

Projeto de educação para o manejo florestal, coordenado pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Fundo Vale e o Serviço Florestal Brasileiro.

Programa de Desenvolvimento Local Sustentável

O programa pretende fortalecer os poderes públicos municipais e as organizações da sociedade civil. A proposta é a construção de forma participativa e implementação de uma agenda de trabalho voltada para o desenvolvimento dos municípios.

Projeto Cluster

O objetivo de atuar junto à consolidação de planos de manejo praticados por comunidades e indivíduos na Amazônia brasileira. Esta atividade demanda conhecimentos complexos para aprovação e implementação de planos de manejo, processamento e comercialização.

Projeto Xingu Ambiente Sustentável

O projeto tem por objetivo fortalecer os processos locais de articulação e desenvolvimento institucional visando a governança socioambiental e a sustentabilidade no uso dos recursos naturais no município.