O IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil

Capacitar, incentivar a formação, gerar e disseminar conhecimentos e fortalecer a articulação de atores sociais para construir uma sociedade sustentável.

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, bem como fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade. O IEB atua em rede, busca parcerias e promove situações de interação e intercâmbio entre organizações da sociedade civil, associações comunitárias, instâncias de governo e do setor privado. Como uma organização de ações educativas, incorpora os saberes de parceiros, as diferentes culturas e as técnicas populares.

Há quinze anos o IEB investe nas pessoas e no apoio ao fortalecimento de instituições organizadas, estabelecendo relações entre a conservação dos recursos naturais e as dimensões econômicas, sociais e culturais da sustentabilidade. Com experiência reconhecida na criação de parcerias, é referência na liderança de consórcios e na articulação de entidades da sociedade civil, como organizações socioambientais, empresas e governos. Os resultados dessas ações contribuem para a criação de espaços públicos de diálogo e a aproximação entre os atores sociais.

O IEB também sistematiza, organiza, publica e divulga conhecimento, resultante das atividades de seus programas e projetos, e de sua interação com os diversos contextos, atores e dinâmicas socioambientais, econômicas e culturais. O Instituto conta hoje com um portfólio de mais de 46 publicações, comercializadas ou distribuídas gratuitamente.

Em todas as suas atividades, aplica uma abordagem própria, baseada  em metodologias participativas, replicáveis e integradoras, apoiando a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, com respeito às pessoas em seus territórios, à diversidade, às individualidades, às culturas e às características regionais.

São valores do IEB o compromisso com a sustentabilidade, o respeito à pluralidade e à diversidade, a justiça e a equidade social, percebidos na atenção constante à conservação do meio ambiente e nos projetos e programas desenvolvidos, sempre levando em conta o protagonismo dos atores sociais das áreas onde o instituto realiza suas ações.

Comunidades da Amazônia Brasileira, principalmente no sul do Amazonas e no território do Pará: ribeirinhos, extrativistas, assentados da reforma agrária e povos indígenas, e também profissionais e estudantes da área socioambiental, setor privado e público.