O IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil

Fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade sustentável

 

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, bem como fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade. O IEB atua em rede, busca parcerias e promove situações de interação e intercâmbio entre organizações da sociedade civil, associações comunitárias, instâncias de governo e do setor privado. Como uma organização de ações educativas, incorpora os saberes de parceiros, as diferentes culturas e as técnicas populares.

Há quinze anos o IEB investe nas pessoas e no apoio ao fortalecimento de instituições organizadas, estabelecendo relações entre a conservação dos recursos naturais e as dimensões econômicas, sociais e culturais da sustentabilidade. Com experiência reconhecida na criação de parcerias, é referência na liderança de consórcios e na articulação de entidades da sociedade civil, como organizações socioambientais, empresas e governos. Os resultados dessas ações contribuem para a criação de espaços públicos de diálogo e a aproximação entre os atores socais.

O IEB também sistematiza, organiza, publica e divulga conhecimento, resultante das atividades de seus programas e projetos, e de sua interação com os diversos contextos, atores e dinâmicas socioambientais, econômicas e culturais. O Instituto conta hoje com um portfólio de mais de 46 publicações, comercializadas ou distribuídas gratuitamente.

Em todas as suas atividades, aplica uma abordagem própria, baseada  em metodologias participativas, replicáveis e integradoras, apoiando a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, com respeito às pessoas em seus territórios, à diversidade, às individualidades, às culturas e às características regionais.

 equipe_IEB_site.jpg

Equipe e escritórios regionais

 Atualmente o IEB desenvolve onze projetos com ações que englobam de forma complementar bolsas de estudo para a formação técnica e acadêmica de indivíduos, e oferta de assessorias, cursos e oficinas de capacitação a pessoas e organizações em temas relacionados à conservação ambiental.

 O IEB tem uma equipe multidisciplinar fixa formada por 35 profissionais, e composta por  doutores, mestres, especialistas e graduados nas áreas de ciências sociais, engenharia florestal, economia, e etc. Também conta além de um conjunto de consultores/colaboradores permanentes com grande especialidade na áreas de mobilização social e gestão de associações.

 A organização tem sede em Brasília, no Distrito Federal, e está presente na Amazônia por meio de escritórios regionais instalados em Belém, no estado do Pará, e no município de Humaitá, no estado do Amazonas.