Prêmio Juliana Santilli incentiva iniciativas de agrobiodiversidade

Premiação inclui publicação de trabalho e recursos para visitas e intercâmbios entre projetos

O ISA (Instituto Socioambiental), a Associação Bem-Te-Vi Diversidade e a Editora Mil Folhas, do IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil ), lançam nesta quarta-feira, (15/3), o Prêmio Juliana Santilli de Agrobiodiversidade.

O objetivo é reconhecer e promover iniciativas, individuais ou coletivas, que fazem a diferença para a ampliação, a conservação, o acesso, a distribuição ou o uso de produtos da agrobiodiversidade, além de premiar a produção intelectual sobre o tema. As inscrições devem ser feitas até 20/06.

 

O prêmio é uma homenagem a Juliana Santilli, advogada e jornalista, sócia fundadora do ISA, pesquisadora colaboradora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e professora do Curso de Direito Ambiental do IEB.

Juliana era, ainda, promotora do Ministério Público do Distrito Federal, doutora em Direito Socioambiental pela PUC-PR e autora dos livros Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural, Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores e Agrobiodiversity and the Law: regulating genetic resources, food security and cultural diversity. Santilli escreveu também diversos artigos a respeito dos direitos socioambientais.

Ela faleceu em 2015, aos 50 anos, levando o carinho, reconhecimento e a gratidão de pessoas, famílias, comunidades e instituições que tiveram a honra de conhecê-la.

O prêmio Juliana Santilli será concedido em três categorias:

1.Iniciativas que façam a diferença promovendo a ampliação e a conservação da agrobiodiversidade,

2. Iniciativas que façam a diferença promovendo e estimulando a agrobiodiversidade em experiências de economia solidária e associativa, de agricultura urbana e no estabelecimento de circuitos curtos, aproximando a produção do uso.

3.Publicação de trabalho sobre socioagrobiodiversidade e suas interfaces.

Além do troféu Juliana Santilli e de selos de reconhecimentos, a premiação das categorias 1 e 2 será um auxílio financeiro na forma de custeio de intercâmbio, seja para conhecer outros projetos ou para receber visita de pessoas de outras iniciativas, e na categoria 3 será a publicação de um livro, pela Editora Mil Folhas do IEB.

Confira ao lado o edital para participação!

 

(com informações do ISA)







Comentários