Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é ampliado para 240 mil hectares

O IEB apoiou a campanha #Ampliaveadeiros, promovida pelas Ong’s Nature & Culture International (NCI) e Rede Nacional Pró Unidades de Conservação que visa a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, será ampliado de 65 mil hectares para 240 mil hectares em área contínua. O decreto foi assinado no Dia Mundial do Meio Ambiente. A expansão ocorre depois de diversas tentativas, com pressão de ambientalistas e da sociedade civil diante de impasse com o governo estadual e setores do agronegócio.

Além dos 240 mil hectares contínuos, a nova área da unidade de conservação vai incluir uma região adjacente, onde estão as localidades Sertão Zen e Macacos.

Chapada ampliação 0617.jpg

Criado em 1961 com 625 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros sofreu sucessivas reduções de tamanho, até chegar a 65 mil hectares, cerca de 10% da área original. Em 2001, a ampliação para 240 mil hectares chegou a ser decretada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falhas no processo e pela não realização de audiências públicas, previstas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que entrou em vigor em 2000.

Uma das áreas mais emblemáticas do Cerrado, conhecida por paisagens naturais exuberantes, a Chapada  dos Veadeiros tem uma importância estratégica para o bioma por ter de áreas de Cerrado de Altitude, com representantes de flora e fauna restritos a essa região.

A área do parque abriga, por exemplo, 32 espécies da fauna e 17 da flora ameaçadas de extinção, que poderiam desaparecer sem a garantia de proteção integral do parque.

(Com informações da Agência Brasil e do Estado de São Paulo)







Comentários