Mônica Nogueira fala da primeira obra da Coleção do selo Mil Saberes

A ideia surgiu a partir da percepção de que, apesar de estarem no imaginário brasileiro a partir da obra de Guimarães Rosa, os geraizeiros não tinham um reconhecimento como sujeitos reais e presentes nem por parte de outros povos e comunidades tradicionais.

A professora da UNB, Mônica Nogueira, mostra história e lutas de comunidade tradicional do Cerrado com a obra "Gerais a dentro a fora: identidade e territorialidade entre Geraizeiros do Norte de Minas Gerais". Foram 10 meses de incursão pelo cerrado do Norte de Minas com o objetivo de dar visibilidade a comunidades que ganharam vida nos personagens de Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa.

A ideia surgiu a partir da percepção de que, apesar de estarem no imaginário brasileiro a partir da obra de Guimarães Rosa, os geraizeiros não tinham um reconhecimento como sujeitos reais e presentes nem por parte de outros povos e comunidades tradicionais. Mônica espera que a obra contribua para dar visibilidade ao movimento Geraizeiros que defende o Cerrado e sua gente. A publicação inaugura a Coleção Mil Saberes, novo selo da Editora Mil Folhas. 


Garanta AQUI o seu. 

Veja o vídeo:

 







Comentários