Livro Mil e uma árvores é lançado em Brasília

Mil folhas e três joaninhas e a Franco Editora se unem para publicar livros voltados para o público infantil
Equipe da Mil folhas e três joaninhas e da Franco Editora com o autor, Jonas Ribeiro Foto: Letícia Freire/IEB
Equipe da Mil folhas e três joaninhas e da Franco Editora com o autor, Jonas Ribeiro Foto: Letícia Freire/IEB

Por Letícia Freire/IEB

A editora Mil folhas e três joaninhas e a Franco Editora se uniram neste ano para publicar livros e o resultado dessa parceria é o lançamento do livro “Mil e uma árvores”, que conta a história do surgimento e a proteção da floresta. Escrito por Jonas Ribeiro e ilustrado por Jefferson Galdino, o livro é uma viagem pela fauna e flora brasileira, com tucano, bicho-preguiça, mico-leão-dourado, tamanduá e outros animais. É voltado para o público infantil de dois a sete anos e será vendido por 30 reais.

O livro foi lançado na 32ª Feira do Livro de Brasília, no dia 21 de julho, e contou com a presença do autor, Jonas Ribeiro, que autografou o livro para pais, crianças e professores que passeavam pela feira.

Com mais de 124 livros em sua carreira literária, Jonas Ribeiro afirma que já escreveu para adultos, mas que é desafiante escrever para o público infantil. “Escrever pra criança com menos linhas em um livro requer um número incontável de entrelinhas”, explicou. Para o autor, “é imprescindível para a sustentabilidade e para que o planeta seja saudável falar sobre o meio ambiente. Deixar de refletir sobre esse tema é uma insensatez”.

A professora Maria Consuelo, trabalha na Escola Classe 314 sul, na Sala de Leitura e admira o trabalho do Jonas Ribeiro. “Nós professoras somos encantadas da forma como ele atinge o público e como surte efeito quando a gente trabalha os livros com as crianças. Elas passam a se empoderar do que ele tem no livro, do que ele passou no livro. O Jonas consegue chegar ao objetivo de uma forma simples, bonita e alegre”, afirmou ela.

Para Lívia Miranda, professora de biologia e mãe do Gustavo, “através do livro, das ilustrações e do trabalho do Jonas Ribeiro que eu já conheço, acho que é um meio fácil e traduz a linguagem de um assunto tão complexo e importante de forma simples fazendo essa transposição ideal para a idade do meu filho”.

Parceria

A Mil folhas e três joaninhas, editora ligada ao Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e criada em 2015, já lançou dois livros para o público infantojuvenil: Dividir para quê? Biomas do Brasil e Sete histórias de paisagens e uma biografia. A Franco Editora, localizada em Juiz de Fora, Minas Gerais, procurou o IEB para fazer uma parceria na publicação de livros infantis com a temática ambiental. “A ideia foi me associar em uma parceria com uma organização não governamental que tem todo o domínio desse assunto”, explicou Fernando Franco, diretor da Franco Editora.

A parceria deu tão certo que já tem o segundo livro a ser lançado: Arret, o planeta sem cor. Escrito por Maria Diva Boechat, conta a aventura de um garoto e seu cachorro em uma viagem espacial para um planeta desconhecido. 







Comentários